BARRA MANSA
O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, anunciou em uma live realizada na noite da última quarta-feira, 24, a extensão do horário de vacinação na cidade, visando acelerar o processo de imunização e impedir transtornos. Além disso, o chefe do Executivo informou sobre a criação de uma tenda próxima a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada na Rua Luis Ponce, no Centro. O objetivo seria separar o atendimento das pessoas que estiverem suspeitas e positivadas com Covid-19, dos pacientes com outras comorbidades. As determinação estão prevista para a semana que vem.
Rodrigo deu início a live informando sobre a ocupação de leitos e o aumento da demanda em atendimentos para Covid-19. “ Nunca tivemos em nenhum momento da pandemia essa ocupação de leitos e de pessoas utilizando respiradores mecânicos, são 81% de leitos da UTI, 41% Leitos clínicos e 29% dos respiradores ocupados, a procura por atendimento nas unidades aumentou vertiginosamente. Por isso tomamos algumas decisões para dar uma condição de mais segurança nos atendimentos”, contou, reforçando a preocupação em relação à procura de pessoas que estão com sintomas da dengue, com aquelas que estão suspeitas com Covid-19
O prefeito disse então que está sendo montada uma tenda, que ficará pronta nos próximos dias, para pessoas que procurarem atendimento devido a Covid-19 e separá-las dos pacientes que buscam atendimento por outro motivo. O novo local contará com ar condicionados e consultórios.
HORÁRIO DE VACINAÇÃO
Outra decisão foi em relação a vacinação, de acordo com Drable, pelo aumento no número de imunizantes e a previsão que os próximos grupos com a idade mais baixa sejam compostos por mais indivíduos, será realizada a extensão do horário de vacinação contra a doença. “Nessa semana estamos montando uma nova equipe, que irá atender do horário também de 16 às 22 horas”, até o momento a vacinação era realizada apenas de 8 às 16 horas. Então com essa extensão seria das 8 às 22 horas.
O prefeito contou que o objetivo seria realizar uma vacinação sem causar transtornos em relação a filas de espera no Parque da Cidade. “ Vale dizer que as filas que nós temos se dão no horário de início de cada turno de vacinação. Nós dividimos por datas de nascimento, mas o que está ocorrendo é que de 8 às 9h30min, tem um movimento muito intenso e da 12 às 13h30min também tem bastante movimento que cai totalmente e acaba a fila. Se isso for diluído, teremos um tempo de espera mais uniforme e vai permitir com que aconteça com uma agilidade maior”, contou o prefeito, ressaltando que as pessoas não tentem ir correr para serem as primeiras da fila pois isso fará com que elas aguardem ainda mais tempo.
No momento o drive thru para vacinação conta com oito linhas, ou seja, quatro tendas com dois lados de atendimento, Rodrigo comentou que para a próxima semana serão dez linhas, cinco tendas. “No início da imunização quando não tinham doses suficientes estávamos aplicando a primeira dose e preservando a segunda dose. Com o aumento de dose que nós estamos recebendo, a orientação do Ministério da Saúde, é que não se faça mais a reserva da segunda dose e nós estamos seguindo essa determinação que faz com que teremos mais doses para atender as pessoas”, informou.
Drable contou ainda que na segunda-feira que vêm, 29, os idosos de 70 anos serão imunizados, já na terça-feira, 30, será a vez dos de 69 anos. O prefeito informou que a previsão é que cada dia diminua a faixa etária. “Pretendemos iniciar na quarta-feira, 31, a vacinação dos idosos de 68 anos, na quinta, dos de 67 anos. Já na sexta-feira e sábado os de 66 anos”, disse informando ainda não estão confirmados os dias da vacinação desses grupos. Nesta sexta-feira a vacinação é para mulheres de 71 anos. E no sábado para homens de 71.