>
728x90 vacina (1)

Ação de combate ao Aedes aegypti é realizada no bairro Vila Nova, em Barra Mansa

Por Franciele Aleixo
bnr am aniv resende 970x150

BARRA MANSA

Agentes de endemia da Vigilância em Saúde Ambiental de Barra Mansa realizaram neste sábado (19), mais uma ação de conscientização para o combate do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. Desta vez, a iniciativa ocorreu no Calçadão da Vila Nova, um dos mais populosos do município e contou com a distribuição de folhetos e orientações sobre os 10 minutos de inspeção nos quintais e residências para eliminar os possíveis criadouros do mosquito.

Segundo o coordenador do órgão, Antônio Marcos Rodrigues, tem sido recorrentes durante as visitas domiciliares a constatação de focos do Aedes aegypti. “Os agentes têm se deparado com caixas d´água sem tampas ou tampadas de maneira inadequada, calhas entupidas e quintais com recipientes que acumulam água. São situações que favorecem a proliferação do mosquito. Os 10 minutos de limpeza e atenção com as áreas externas e internas das residências é um ato simples, mas que traz grande resultados”, destacou.

Denúncias sobre situações que favoreçam a proliferação do mosquito Aedes aegypti devem ser feitas pelo disque dengue (24) 3326-2588, que funciona de segunda à sexta-feira, de 8 às 17 horas.

SINTOMAS DAS DOENÇAS

A dengue é uma doença grave que pode levar o paciente a óbito. A infecção pode ser assintomática, leve ou causar doença grave. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele.


Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Na fase febril inicial da doença pode ser difícil diferenciá-la. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, sangramento de mucosas, entre outros sintomas.

Já os principais sintomas da chikungunya são febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Não é possível ter chikungunya mais de uma vez. Depois de infectada, a pessoa fica imune pelo resto da vida.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 80% das pessoas infectadas pelo vírus Zika não desenvolvem manifestações clínicas. Os principais sintomas são dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Outros sintomas menos frequentes são inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos. No geral, a evolução da doença é benigna e os sintomas desaparecem espontaneamente após três a sete dias. No entanto, a dor nas articulações pode persistir por aproximadamente um mês. Formas graves e atípicas são raras, mas quando ocorrem podem, excepcionalmente, evoluir para óbito. A doença, em gestantes, pode ocasionar a microcefalia do bebê, ou seja, a má formação congênita do cérebro.

EM CASA, DEVEM SER OBSERVADOS

  • Tampe os tonéis e caixas d’água;
  • Mantenha as calhas sempre limpas;
  • Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
  • Mantenha lixeiras bem tampadas;
  • Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
  • Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
  • Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
  • Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.

NA ÁREA EXTERNA A ATENÇÃO DEVE SER CONCENTRADA EM

  • Na cobertura e manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;
  • Limpeza de ralos e canaletas externas;
  • Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;
  • Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;
  • Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa.

 

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos