ITATIAIA
Novos investimentos para o desenvolvimento do artesanato e de outras atividades manuais relacionadas ao turismo na cidade, que inclui ainda as regiões do Parque Nacional, Maromba e Maringá. Esse foi o foco central de uma reunião que aconteceu no último final de semana entre o candidato a prefeito Irineu Nogueira (PTB) e artesãos de Penedo. O candidato a vice-prefeito, Denilson Sampaio, também participou. Se eleito, o candidato destacou que pretende promover ações na infraestrutura do setor como forma de promover alternativas visando a geração de emprego e renda no município.
Segundo Irineu, os últimos governos não foram capazes de aumentar a empregabilidade do Turismo de Itatiaia porque não promoveram iniciativas para o desenvolvimento do setor, o que também inclui o abandono dos trabalhadores manuais, entre eles os artesãos, de acordo com o candidato. “O artesanato, inclusive, é uma forma que os profissionais encontram para se reinventarem, até na crise, nesta pandemia, mas falta infraestrutura para que estas pessoas possam trabalhar. Portanto está sendo muito difícil e é preciso mais carinho com estes profissionais, é isso que pretendemos fazer em nosso governo. Estou aqui há 40 anos e é incrível que não fizeram nada, não incentivaram o pequeno empreendedor, que é quem sustenta o país. Podem ter certeza que nós vamos batalhar por este povo, essa vai ser uma bandeira que vamos levantar com muita força”, declarou Irineu.
Já o candidato a vice-prefeito, Denilson Sampaio enxerga o artesanato como uma fonte de economia, então é preciso valorizar a categoria. “É só agregar valor, agrega pra eles uma renda e aqui a gente precisa fazer uma ordenação do Turismo, para que eles tenham infraestrutura”, finalizou.