A Secretaria de Desenvolvimento Rural desempenha o trabalho de manutenção das estradas rurais do município. Atualmente, o serviço é realizado na RJ-161, que liga as localidades de Campo Alegre, Rio Preto e Bagagem, visando não desamparar a população que depende da via para transitar e fazer o escoamento da produção agrícola.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Vinicius Cibien, os reparos acontecem para evitar transtornos e prejuízos nas estradas para os moradores da região. Sem a devida manutenção, barreiras e a formação de lamaçal podem ser frequentes. Para o bom andamento do serviço, as equipes atuam com o auxílio de maquinários pesados, como patrol, retroescavadeira e caminhões.
A RJ-161, atual contemplada com a manutenção, não é uma via de responsabilidade da Prefeitura de Resende. De acordo com o prefeito Diogo Balieiro Diniz, no entanto, a gestão municipal tomou frente para garantir de forma preventiva que os moradores não sejam prejudicados com o período chuvoso e possam dar sequência às suas atividades sem transtornos. “A atual gestão busca, desde 2017, ouvir e valorizar a população da zona rural. Resende possui mais de 700 quilômetros de estradas de terra, somente na zona rural, e com a intensificação destas manutenções realizadas pela administração municipal é possível garantir um melhor escoamento da produção rural, tanto agrícola como pecuária”, disse o prefeito.
Além de possibilitar a segurança de moradores da zona rural que precisam ir ao centro da cidade e facilitar a rotina dos motoristas que transitam diariamente pelas estradas rurais do município, o serviço também traz como benefício o apoio ao turismo.