COSTA VERDE
De acordo com a tabela de distribuição da CoronaVac pelo Estado, a região da Costa Verde irá receber durante a primeira fase de imunização, mais de 300 doses da vacina que serão destinadas à 196 indígenas de Angra dos Reis e 111 de Paraty. Ambas as cidades já deram início a primeira fase da campanha.
Angra dos Reis começou durante a última quarta-feira, dia 20, a imunização volante dos povos indígenas com mais de 18 anos da Aldeia Sapukai e no Bracuí. Dezenas de índios já aguardavam para receber a dose quando a vacina chegou à aldeia, por volta das 10 horas. O primeiro a ser vacinado foi o cacique Aldo Fernandes, de 59 anos.
Os demais públicos-alvo desta primeira fase de vacinação também receberam o imunizante. Até o momento, as equipes da prefeitura tinham vacinado 43 idosos e profissionais do Asilo São Vicente de Paula, 310 profissionais da saúde e 154 indígenas. Até o momento, a cidade possui 10.643 confirmados com o novo coronavírus, sendo 9.849 recuperados, 310 óbitos e 484 pessoas com o vírus ainda ativos.
Em Paraty, as doses destinadas aos 111 indígenas também já começaram a ser distribuídas na Aldeia Paraty e Pataxó. Sobre os outros grupos prioritários, a prefeitura informou que a vacinação nos idosos abrigados no Asilo Municipal foi iniciada ainda na última quarta-feira, dia 20, dentro das prioridades estabelecidas pelo programa estadual de imunização, os idosos abrigados foram o primeiro grupo a ser imunizado na cidade.
Além dos indígenas, os profissionais de saúde na linha de frente de combate ao coronavírus e os idosos acima de 75 anos assistidos em suas casas pelo SAD (Serviço de Atendimento Médico Domiciliar) também irão tomar o imunizante. De acordo com o último boletim epidemiológico a cidade possui 1.950 confirmados com a doença, sendo 1.847 curados, 57 óbitos e 46 casos ativos com a doença em Paraty.