BARRA MANSA
Devido às obras de revitalização da Ponte Ataulfo Pinto dos Reis, mais conhecida como Ponte dos Arcos, os condutores estão tendo dificuldades para trafegar no Ano Bom. Imagens enviadas ao A VOZ DA CIDADE mostram o engarrafamento, que tomou conta de toda extensão da Avenida Presidente Kennedy, passou da Vila Delgado. De acordo com os depoimentos, para atravessar para o Centro de Barra Mansa, muitos estão preferindo dar a volta pela Ponte Alta, em Volta Redonda.
A manutenção da ponte começou na última quarta-feira, dia 20, e está funcionando somente meia pista, sentido Ano Bom. De acordo com a prefeitura, a paralisação seguirá até o dia 26, na próxima terça-feira. A paralisação foi necessária para a realização de pintura da parte alta e do arco transversal.
De acordo com o instrutor de direção, Samuel de Paula, o trânsito no Ano Bom está caótico. Ele destacou que, uma manutenção como essa deveria ser feita em um horário menos movimentado e de preferência aos domingos. “Não tem necessidade de parar todo um bairro, onde existe grande movimento. Seria mais demorado realizar a manutenção aos domingos, mas aos poucos ficaria pronto. É melhor fazer devagar, que atrapalhar todo mundo, inclusive pessoas que precisam se deslocar para trabalhar.
Outro condutor que se queixou da situação foi o Roberto Guimarães. Segundo ele, para conseguir chegar à padaria no Ano Bom, levou quase 40 minutos. “E para voltar era impossível, então tive que dar a volta pela Ponte Alta”, lamentou, completando que esse tipo de trabalho, em um local de tanto movimento, deveria ser feito em horário noturno e de preferencia aos fins de semana, para não prejudicar tantas pessoas.
Segundo o secretário de Manutenção Urbana José Luiz Vanelli, o Leiteiro, o cronograma da obra será analisado novamente nesta quinta-feira, dia 21, para buscar soluções. Ele explicou que o trânsito não flui como o grupo planejou e por isso será necessário rever a situação. “Iremos decidir como fazer, talvez não fechar nesta sexta-feira, e nem sábado de manhã, para voltar com a manutenção em um momento menos movimentado”, explicou.
O secretário ainda lembrou que há déficit na quantidade de efetivo de pessoal e não é possível realizar tudo do dia pra noite. “Conversaremos com a Guarda Municipal para que o transito possa fluir melhor”, concluiu.
Sobre a obra
As obras já contemplaram a pintura do guarda corpo e uma parte dos arcos, como também a implantação de um novo sistema em LED, composto por lâmpadas de 150 watts, que substituíram as antigas de 400 watts. De acordo com o Leiteiro, com esses contratempos, é possível que a manutenção se estenda até quarta-feira, dia 27.