RESENDE
A Operação Tapa-buraco foi retomada pela prefeitura na segunda-feira, dia 11, na região do Acesso Oeste e no bairro Cidade Alegria. Os trabalhos começaram na Rua Perimetral Norte, na Cidade Alegria, e na Avenida Francisco Fortes Filho, principal via do Acesso Oeste, e terão continuidade nas próximas semanas. O projeto, que foi implantado no início do primeiro mandato do governo Diogo Balieiro Diniz, em 2017, visa à manutenção das vias públicas da cidade.
De acordo com o último levantamento realizado pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos do município, mais de 11 mil toneladas de massa asfáltica já foram utilizadas nos serviços da Operação Tapa-buraco. O cronograma para atender às necessidades do município é planejado conforme a demanda existente, além das condições climáticas.
O processo da Operação ‘Tapa-buraco’ consiste em várias etapas. Inicialmente, é feito o esquadrejamento do buraco para o alinhamento adequado. Depois, os procedimentos são de limpeza superficial e colocação da massa asfáltica. A fase final é a compactação.
O secretário de Obras e Serviços Públicos, Thomas Elson Landim Pereira, destacou que o processo de tapa-buracos é constante, em razão do desgaste natural ou do fluxo diário da pavimentação urbana. “Diversos trechos da cidade vão passar pela intervenção da Operação ‘Tapa-Buraco’. O objetivo é prosseguir com a manutenção viária, dando mais segurança e conforto aos motoristas que transitam pelo município. Neste período chuvoso, é comum que surjam mais pontos irregulares, conhecidos popularmente como ‘panelas’”, disse o secretário, acrescentando que faz parte da rotina da pasta este serviço de recuperação de vias danificadas pelo fluxo de veículos ou fatores climáticos como chuvas e calor excessivo. “O governo municipal busca mapear os pontos mais críticos, inclusive, com a ajuda da população que aponta onde estão as prioridades. O reforço da pavimentação asfáltica é um meio de assegurar melhorias na mobilidade urbana, oferecendo mais estabilidade e segurança”, ressalta.
POPULAÇÃOPODE RELATAR BURACOS
Para a identificação das áreas mais críticas, a Administração Municipal conta com as comunidades como aliadas. A população pode relatar a incidência dos buracos por meio da Ouvidoria Municipal. Os números de telefone disponíveis são: (24) 3354-6000, (24) 3360-6200, (24) 3360-6191 ou 162. A comunicação também pode ser realizada via plataforma digital, por intermédio do portal e-OUV, no endereço eouv.resende.rj.gov.br/publico/Manifestacao/RegistrarManifestacaoBs.aspx.