BARRA MANSA
A Prefeitura de Barra Mansa informou que durante a última semana de 2020, o Hemonúcleo, localizado na Rua Pinto Ribeiro, 205, no Centro, anexo à Santa Casa, funcionará em horário especial. A iniciativa tem a finalidade de manter o número de doações e o estoque do banco de sangue. De acordo com a coordenadora do órgão, Thais Mendes, por conta da pandemia da Covid-19, houve queda de 60% no número de doadores. Entre os dias 28 e 30 de dezembro, a coleta de sangue será realizada de 7 às 11 horas.
Segundo Thais Mendes, durante o final do ano a necessidade de doação de sangue é ainda maior em função de acidentes nas estradas. “Precisamos do estoque regularizado para atendermos a demanda de final de ano. A saída de sangue está sendo muito alta e hoje, dia 28, foram realizadas apenas seis doações. Fora que a validade das plaquetas é de apenas cinco dias, então as que foram colhidas hoje só poderemos utilizar até está sexta-feira”, contou.
A coordenadora afirmou ainda que as doações de pessoas com o tipo sanguíneo “O negativo” estão em falta e são fundamentais por ter compatibilidade com todos os outros tipos sanguíneos. “Os doadores com o tipo sanguíneo “O negativo” são muito importantes, pois, em um caso de urgência é esse tipo de sangue que é utilizado. Além disso, temos uma dificuldade muito grande de encontrar doadores com essa tipagem” afirmou.
O procedimento de doação segue todas as recomendações sanitárias para evitar a propagação da Covid-19. Ou seja, os doadores devem usar máscaras faciais, manter o distanciamento e higienizar as mãos com álcool gel.
SEJA DOADOR
Para ser doador, é necessário ter entre 16 e 50 anos (em função da pandemia), ter mais de 50 quilos e não ser portador de doenças graves. Menores de 18 anos precisam de autorização do responsável legal para fazer a doação. Além disso, é necessário estar sem consumir bebida alcoólica há pelo menos 12 horas, não comer alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação; não ser usuário de drogas, não estar grávida e nem amamentando. O intervalo recomendando entre as doações é de pelo menos dois meses no caso dos homens e de três meses no caso das mulheres.