Prefeitura de Barra Mansa afirma que saúde está sobrecarregada com demanda de outra cidade

Por Carol Macedo

BARRA MANSA/VOLTA REDONDA

A Prefeitura de Barra Mansa informou que com a paralisação do pronto-socorro do Hospital do Retiro, em Volta Redonda, na última quarta-feira, 2, a demanda na cidade tem ficado sobrecarregada; acrescentando ainda que a situação tem se agravado após a mudança da administração da unidade hospitalar. Já a Prefeitura de Volta Redonda negou, esclarecendo que municipalizou os hospitais da cidade, rescindindo os contratos e que não há falta de atendimento na rede pública municipal.

De acordo com a Prefeitura de Barra Mansa, a mudança da administração da unidade hospitalar, que antes era de responsabilidade da Organização Social Mahatma Ghandi, e a suspensão do Hospital Regional Zilda Arns, que anunciou que não receberá novos pacientes de Volta Redonda e região com o novo coronavírus, foram fatores que contribuíram para a procura de pacientes. “O atendimento especializado no combate à Covid-19 mais próximo de Volta Redonda é o Centro de Triagem e Tratamento Covid-19, localizado na Região Leste de Barra Mansa. A unidade de saúde, assim como outras da rede municipal, tem acolhido pacientes que não conseguem consulta”, informou.

A Prefeitura de Volta Redonda destacou que diferente de outros municípios, ela conta com uma ampla rede de atendimento a saúde e não apenas uma unidade de atendimento. Há ainda outras quatro unidades que fazem atendimento de urgência e emergência: Hospital São João Batista, Hospital do Aterrado, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santo Agostinho e Cais Conforto. “Não foi apresentado qualquer dado ou comprovação de sobrecarga no atendimento por conta de pacientes de Volta Redonda. A população precisa, neste momento de pandemia, de ações conjuntas e efetivas”, esclareceu a administração por meio de nota.

Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Barra Mansa, o município está com o número de casos de Covid-19 estabilizado e a rede municipal de saúde está controlada, com disponibilidade de 57% de leitos de UTI, 68% de leitos clínicos e 94% de respiradores.

Sobre os centros de triagens de Covid-19, Volta Redonda informou que tem quatro unidades que funcionam das 7 às 22 horas para atender a população: bairro 249, Volta Grande, Vila Mury e São João. Alertando ainda que, em contato com o Hospital Regional, foi informado à Secretaria Municipal de Saúde que a regulação de pacientes segue normalmente.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos