SUL FLUMINENSE/ESTADO
Depois de retornar, recentemente, à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Gustavo Tutuca (PMDB) assumiu funções mais importantes. Recém-eleito presidente da Comissão de Orçamento da Casa, o deputado comemorou a semana de trabalho. Dentre as conquistas, disse que estava feliz com a aprovação em plenário do texto final do Orçamento de 2018 do estado, onde conseguiu emplacar R$ 42 milhões, emenda de sua autoria, para o Hospital Regional do Médio Paraíba Doutora Zilda Arns.
Tutuca disse que a emenda será muito importante para a região. “O Hospital Regional é uma conquista de muitas mãos, que vem somar com a rede de saúde de vários municípios e auxiliar no atendimento da população. Com a destinação desta verba, veremos um projeto tão importante virando realidade, beneficiando mais de um milhão de pessoas”, destacou Tutuca. Outra emenda do deputado na saúde foi a destinação de R$ 6 milhões para o Hospital Pedro Ernesto, ligado a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).
Além disso, outro ponto comemorado por Tutuca foi a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que destina 5% dos recursos dos royalties do petróleo para a segurança pública. “Isso ajudará muito no ano que vem a dar uma estrutura melhor para as polícias combaterem a violência que vem assolando nossas cidades”, afirmou.
Tutuca deixou a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia depois do escândalo envolvendo deputados Jorge Picciani, Edson Albertassi e Paulo Melo, todos do PMDB, presos desde novembro após operação que aponta para um esquema de propinas envolvendo parlamentares e empresários do setor de transporte. Desde então, reassumiu aparecendo na Alerj como um dos homens fortes do partido.