a voz da cidade presencial 2025

Aman realiza Manobra Escolar em Resende e Quatis

Por Cyntia Freitas
970x250 leaoamigo

AGULHAS NEGRAS

A Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) iniciou, nesta segunda-feira, dia 16 a tradicional Manobra Escolar nos municípios de Resende e Quatis. O exercício, que segue até a próxima sexta-feira, dia 20, visa proporcionar aos cadetes a vivência de uma missão contextualizada em situações-problema. Mais de dois mil militares da Aman e do Batalhão de Comando e Serviços (BCSv) estarão participando da Manobra Escolar. A atividade também contará com a presença de 685 militares e do apoio logístico e operacional de diferentes Organizações Militares do Exército Brasileiro.

A Manobra Escolar consiste em reproduzir um conflito continental em que operações Ofensivas, Defensivas, de Cooperação e Coordenação farão parte da estratégia para alcançar o objetivo. Um ambiente real onde será executado o Combate Contemporâneo, com Operações no Amplo Espectro, “Guerra no meio do povo”,  não-linearidade, ambiente incerto, ações de Forças Irregulares, coordenação com agências, interação com a mídia, ações ligadas à Defesa Química Biológica Radiológica e Nuclear e “Combate do Futuro” com a temática de Guerra Eletrônica e Defesa Cibernética.

Exercício visa proporcionar aos cadetes vivência de uma missão contextualizada em situações-problema – Divulgação

 

Segundo o chefe da 3ª Seção do Estado Maior da Aman, que faz a coordenação da atividade militar, coronel Marciano Martini Monteiro, a Manobra Escolar é o mais importante evento de simulação de combate realizado na Aman e coroa o ano de instrução dos cadetes. “A manobra Escolar é o coroamento do ano de instrução para todos os cadetes nos diferentes cursos, em que eles compõem unidades e subunidades típicas do Exército Brasileiro, como unidade constituída. Eles vão executar na prática e de maneira integrada aquilo que aprenderam ao longo do ano de forma setorizada nos seus cursos como acontece nas operações reais, sejam elas quais forem. É a integração das armas militares: Infantaria, Engenharia, Cavalaria, Intendência, Material Bélico. O cadete vai ver todos os sistemas de armas funcionando”, explicou coronel Martini, acrescentando que este ano estão participando os cadetes do primeiro ano até o quarto ano. “A característica deste ano da Manobra Escolar é a participação dos cadetes do primeiro ano que estarão integrados as armas. Isso favorece que os cadetes amadureçam a escolha de qual arma ele pretende ir a partir do segundo ano”, destacou.

ATIVIDADES

Mais de dois mil militares da Aman e do Batalhão de Comando e Serviços (BCSv) estarão participando da manobra Escolar. A atividade também contará com a presença de 685 militares e do apoio logístico e operacional de diferentes Organizações Militares do Exército Brasileiro. Cinco aeronaves e 386 viaturas serão empregadas no exercício, que contará com o apronto operacional, o deslocamento de tropas, ações de ocupação, transposição de curso d´água, entre outras atividades.


Atividade também contará com apoio logístico e operacional de diferentes Organizações Militares do Exército – Divulgação

A Manobra Escolar é o mais importante evento de simulação de combate realizado na Aman, encerrando o ano de instrução dos cadetes. Mesmo com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a programação perdeu o seu maior objetivo, que é proporcionar aos futuros líderes do Exército Brasileiro a participação em um exercício que simula todas as nuances dos combates modernos. Serão realizados deslocamento de viaturas, voo de helicópteros e a realização de diversas ações de simulação de combate inclusive tiros com munição de festim em Resende, nas regiões da Pedra Selada, Fumaça, bairros Monet e Monte Castelo, além de Quatis.

EXERCÍCIOS

Dias 16 e 17 – Pedra Selada e Estrada da Vargem Grande (RJ-161)

Dias 16 a 19 – Monet, distrito de Pedra Selada (passando pela estrada Vargem Grande – RJ 161) e Quatis, além dos bairros Monet, Monte Castelo e distrito de Fumaça

Participarão das ações apenas os militares envolvidos da Aman e outras unidades militares. A Academia ressalta que, por conta do deslocamento de viaturas de grande porte, haverá demarcações realizadas pela Polícia do Exército pelo local de passagem das tropas.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos

imagem do whatsapp de 2025 05 13 à(s) 18.36.32 babfb7cf