>
728x90 vacina (1)

Drable lidera pesquisa mesmo com forte ataque de adversários

Por Carol Macedo
bnr am aniv barra mansa 970x150

BARRA MANSA

O jornal A VOZ DA CIDADE encomendou uma pesquisa de opinião ao Instituto Orbital Pesquisa de Opinião e Mercado, com registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número RJ-05767/2020, que ouviu entre os dias 27 e 29 de outubro, 600 (seiscentos) moradores/eleitores para entender o pleito eleitoral na cidade. A margem de erro é de 4 (quatro) pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados estarem dentro da banda de flutuação cientificamente estimada pela pesquisa. O levantamento foi feito por amostragem estratificada por sexo, idade e regiões geográficas, e aleatória nos bairros. As entrevistas foram realizadas de forma presencial, face a face. Foram ouvidos eleitores de de 16 anos ou mais. O pleito desse ano na cidade tem se mostrado diferente das outras eleições, é que dessa vez são 11 (onze) candidatos disputando o pleito. Sendo que o candidato Waldemar Costa (PCO) teve sua candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral dias depois da realização do campo da pesquisa. O Estatístico responsável pela pesquisa é Augusto Felipe de Souza Leão com Registro no CONRE sob o nº 10.441.
O cenário político na cidade está bem ativo nessas eleições. O número de 10 (dez) candidatos concorrendo nesse pleito, acirra a campanha política nas ruas. Os dados da pesquisa apontam para reeleição do prefeito RODRIGO DRABLE (DEM), mesmo diante de acusações, afastamento e com toda a oposição voltada em captar os votos que podem ter se desviado diante dos fatos vividos pelo candidato. Foi vereador em Barra Mansa por dois mandatos, eleito em 2004 e em 2012, com 1.276 e 2.923 votos. Em 2012 foi o mais votado da cidade. Em 2014 foi candidato a deputado estadual e teve 19.434 votos. Disputou pela primeira vez a prefeitura em 2016 e foi eleito com 39.169 votos, agora concorre a reeleição. BRUNO MARINI (PSD) segue na segunda colocação com seu bloco na rua. Essa é sua terceira eleição, a segunda como candidato a prefeito. Em 2016 também participou da disputa  e ficou em terceiro lugar, com 8.966 votos. Em 2018 para deputado estadual teve 11.716 votos. Ocupou o cargo de subsecretário de Saúde de Estado na gestão do governador afastado Wilson Witzel, saindo no início deste ano. Incansável na disputa por um lugar ao sol, no meio da campanha teve seu registro questionado pelo MPE (Ministério Público Eleitoral) e por outros partidos, mas conseguiu o deferimento e segue confiante de uma virada de última hora a seu favor. Em seguida vem o vereador THIAGO VALÉRIO (Cidadania) que logo após o início da corrida eleitoral angariou apoios importantes como o do ex-prefeito Roosevelt Brasil e o ex-prefeito Ismael de Souza. Valério tem mostrado garra e aglutinado desafetos do prefeito Drable. Sua arma para se consolidar na disputa é o slogan “Mudança pra Valer”, traz em sua equipe mais alguns vereadores de oposição. Em 2008 foi eleito presidente da Associação de Moradores do bairro Vista Alegre, onde foi reeleito. Se candidatou pela primeira vez a vereador em 2012 e teve 900 votos. Em 2016 foi eleito com 1.358 votos. PROFESSORA CLARICE (PT) aparece em quarto lugar. Ela é filada ao PT desde 2009. É integrante do Sepe. Em 2012 foi candidata a vereadora e não foi eleita. Em 2016 disputou a prefeitura pela primeira vez, tendo 5.435 votos, ficando em quinto lugar, penúltimo. Foi candidata a deputada estadual em 2018, com 7.492 votos, ficou na quarta suplência do PT. É a única mulher na disputa da prefeitura em 2020.

Em quinto na briga, correndo atrás de um lugar ao sol, o estreante na política barra-mansense, CAPITÃO DANIEL ABREU (Patriota), que na última semana denunciou explicitamente uma tentativa de composição do candidato Bruno (segundo colocado) na pesquisa e de Thiago Valerio (terceiro) com o intuito de se juntarem para derrubar Drable, Capitão mostrou-se firme e disposto a ir até o fim da sua caminhada de cabeça erguida sem pestanejar ou compor com algum outro candidato. Daniel é capitão da Polícia Militar, e já comandou em diversas cidades do estado, como Barra Mansa, Volta Redonda e Petrópolis, também já foi responsável pela gestão operacional das cidades de Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty.

Conheça o perfil dos demais candidatos.

ALCIO PEREIRA  – PTC

É candidato pela primeira vez. Advogado, professor universitário e produtor rural. Concorre pelo PTC. É barra-mansense, de família tradicional no comércio, é filho do Dr. Flávio Pereira, oficial do Exército e professor universitário. Casado, pais de dois filhos.

JACKSON EMERICK – SOLIDARIEDADE

Nascido em Barra Mansa, Jackson Emerick tem 45 anos e é casado, tem um filho. É formado em Administração de Empresas. Jackson é membro da igreja Metodista. Na vida pública ele foi gerente administrativo da Saúde de Barra Mansa, no governo de Roosevelt Brasil. Também foi diretor de uma clínica de dependência química estadual. Foi ainda diretor da TV Alerj, que implantou o sinal aberto da emissora que está em funcionamento atualmente. Filiado ao Solidariedade, é a primeira vez que Jackson disputa a Prefeitura de Barra Mansa.

PAULO CESAR ALVES, O PC – PODEMOS

Paulo Cesar Alves, o PC, é Advogado e Gestor Público. Se formou pelo UBM em 2001 em Direito e em 2011 em Administração Pública pela UFF. Cursa atualmente o Bacharelado em Ciência Política. Pós-graduado em Administração Pública e Gerência de Cidades, em Gestão em Administração Pública. Tem 47 anos, é casado, pai de três filhas. Cristão, natural do Rio de Janeiro. Já foi secretário de Barra Mansa, presidiu a Previbam e dirigiu o Fundamp. Já foi Consultor Jurídico da Câmara de Barra do Piraí. É sua primeira eleição e disputa pelo Podemos.

PETTERSON MAGNO– PSOL


O candidato pelo PSOL é o Petterson Magno, mestre em História pela UFRRJ, servidor público municipal na área da Educação e diretor licenciado do Sepe. Tem 28 anos, disputa sua primeira eleição. É casado e é um dos fundadores do PSOL em Barra Mansa.

TUCA  – PDT

Antônio César e Silva, o Tuca, candidato pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), é nascido e criado em Barra Mansa, casado e pai de três filhos. Formado em administração de empresas pela UBM, e aposentado na CSN. Atuou como presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro, o IPEM, órgão executor do Inmetro, também foi diretor da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin). Foi secretário de Desenvolvimento Humano do Município de Barra Mansa entre 2013 – 2016. Disputa sua primeira eleição como prefeito. Já foi candidato a vice por duas vezes, em 2016 e 2004. Em 2008 e 2012 tentou uma vaga na câmara e não foi eleito. Em 2006 disputou o cargo de deputado federal, mas também não foi eleito.

Intenção de voto espontânea

Fonte: Instituto Orbital

Segundo os dados apurados, pelo instituto ORBITAL, na opinião de 600 eleitores de Barra Mansa, quando perguntado em qual candidato votaria se as eleições fossem hoje, sem mostrar qualquer nome ao entrevistado (voto espontâneo), Rodrigo Drable (DEM) aparece na liderança com 29,7% dos eleitores afirmando que querem vê-lo reeleito prefeito da cidade. Bruno Marini (PSD) e Thiago Valério (Cidadania) aparecem em segundo com 5,0% das intenções de voto, Capitão Daniel Abreu (Patriota) tem 2,0%, Professora Clarisse (PT) 1,7%, Jackson Emerick (Solidariedade) 0,5% e os candidatos Alcio Pereira (PTC) e Paulo Cesar Alves (Podemos) ambos com 0,2% das citações. Os candidatos Tuca (PDT) , Petterson Magno (PSOL) e Waldemar Costa (PCO) não foram mencionados espontaneamente pelos entrevistados. Indecisos somam 36,8%, dizendo-se não saber ainda em quem vai votar. Enquanto apenas 17,5% preferem votar em branco ou anular seu voto.

Intenção de voto estimulada

Fonte: Instituto Orbital

De acordo com a pesquisa, quando o eleitor é entrevistado e se apresentam a ele os nomes dos candidatos o resultado muda um pouco (voto estimulado). Rodrigo Drable (DEM) continua na liderança das intenções de votos com um desempenho um pouco melhor, sendo que 36,7,% dos eleitores afirmando que tem intenção de reeleger o candidato. Bruno Marini (PSD) quando é lembrado ao entrevistado cresce sua margem para 11,5%, Thiago Valério (Cidadania) sobe para 7,7%, Professora Clarisse (PT) com 6,2%, Capitão Daniel Abreu (Patriota) tem 4,2%.  Jackson Emerick (Solidariedade) 2,0%, Tuca (PDT) 1,7%, Waldemar Costa (PCO)  1,3%, Paulo Cesar Alves (Podemos) e Petterson Magno (PSOL) ambos com 0,8% das citações e Dr. Aécio Pereira (PTC) tem 0,7%. Ainda temos 12,7% dos eleitores pesquisados indecisos e os que votam branco ou nulo, somam 13,2%. Não responderam são 0,7%.

Rejeição Estimulada

Fonte: Instituto Orbital

Quando perguntado em qual candidato você NÃO VOTARIA de jeito nenhum, a maior rejeição é do prefeito candidato a reeleição Rodrigo Drable (DEM), sendo 24,7%  do eleitor entrevistado. Em segundo Bruno Marini (PSD) com rejeição atingindo a marca de 12,5%, Tuca (PDT) 6,0%. Na opinião dos respondentes. Professora Clarice (PT) é rejeitada por 4,3% dos entrevistados, Thiago Valério (Cidadania) 3,7%, Jackson Emerick (Solidariedade) 3,5%, Capitão Daniel Abreu (Patriota) tem 3,2%, Paulo Cesar Alves (Podemos) 1,7% Waldemar Costa (PCO) 1,3%, Petterson Magno (PSOL) 1,2% e Dr. Alcio Pereira (PTC) tem 0,8%. Ainda tratando de rejeição, eleitores que não rejeitam ninguém são 8,0% e os que rejeitam a todos somam 10,2%. Não sabem ou não responderam somam 19,0%.

Dados como Expectativa de Vitória, Avaliação de governo, Decisão do Voto e Intenção de votos para vereador podem ser conferidas no site do jornal. A pesquisa na íntegra está disponível para download.

Baixar pesquisa.

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos