PARAÍBA DO SUL
De acordo com informações divulgadas pela Prefeitura de Paraíba do Sul, o município chega ao vigésimo dia do mês de outubro com 40 pacientes com diagnóstico confirmados de covid-19 ativos. Desde o início da pandemia 1.125 pacientes foram infectados, dentre estes 1.049 foram recuperados da doença e 36 vieram a óbito. Estes dados apontam que até o momento 93% dos pacientes infectados foram curados, enquanto a taxa de letalidade corresponde à 3%. Segundo a prefeitura, a porcentagem de pacientes em Paraíba do Sul que não possuem mais o vírus ativo, é uma das maiores do Brasil.
Segundo dados da Universidade Johns Hopkins nos Estados Unidos, no Brasil, em média, 80% dos pacientes infectados se recupera, enquanto o índice global é de 64%, Paraíba do Sul possui um índice de 93% de pacientes curados. O coordenador da Vigilância Epidemiológica, Pedro Schmitz, ressaltou que as medidas de controle tomadas no Município e o apoio da população vêm surtindo efeito positivo “Isso é reflexo de um atendimento adequado desde o início dos sintomas e de toda preocupação do Poder Público que direciona esforços e recursos de forma correta com o foco na população”, disse.
De acordo com a prefeitura, é fundamental manter as medidas de controle como, o distanciamento social para reduzir a curva de contágio da doença. “É importante ressaltar que a pandemia ainda não acabou. Precisamos que a população mantenha as medidas de proteção, evitando aglomerações, utilizar máscara sempre que precisar sair e fazer a higienização das mãos. Somente com um esforço conjunto conseguiremos controlar a disseminação do vírus”, completou Izabel Mendonça, secretária municipal de saúde.