SUL FLUMINENSE
Cinco alunos da escola de dança do Centro Cultural Arte em Cena, localizada em Porto Real, participaram de uma audição online concorrendo com 400 alunos para o curso de verão do Miami City Ballet School, nos Estados Unidos, que acontecerá em Miami, em 2021. Todos os alunos que participaram da seleção e conseguiram aprovação, são moradores da região, (Porto real, Quatis, Resende e Penedo). Dos cinco, um deles conquistou no processo, uma bolsa integral para o curso em Miami e duas alunas 50% de desconto; outras duas alunas também passaram para o curso de verão, porém, o que acontecerá no Rio de Janeiro, também em 2021.
A inciativa de inscrever os alunos para a audição do curso de verão, veio da professora de Ballet, Laura Felbinger. Ela realizou uma seleção com os seus alunos e escolheu, dentro dos critérios de avaliação, os mais adequados para a audição, que aconteceu no último sábado, 3. “Como as aulas não pararam e o rendimento não caiu, vi uma oportunidade para incentivá-los. Fiz uma seleção dos alunos e escolhi os cinco que estavam dentro do critério de avaliação proposto. Fizemos um treinamento para a audição, de forma presencial, durante um mês, seguindo todas as medidas de prevenção contra Covid-19”, relatou a professora.
De acordo com ela, o curso de Miami, “Summer Intensive”, acontecerá durante o mês de julho e os alunos selecionados, Francisco Arruda, Maria Laura Gusson e Bethania Teixeira, ficarão durante duas semanas tendo aula na companhia americana de Ballet. Já o do Brasil, será realizado também durante esse período de tempo, porém, no mês de janeiro e no Rio, capital.
“Os alunos terão duas semanas intensivas de aula, que acontecerão de segunda a sexta-feira. Se eles se sobressaírem, e chamarem atenção de outras escolas, receberão uma oportunidade para bolsas internacionais”, contou.
Dos cinco alunos selecionados, Francisco Arruda, de 13 anos, ganhou bolsa integral para o curso em Miami e está muito feliz pela oportunidade. “Eu não estava com muita expectativa, mas estava confiante e estou muito feliz, foi gratificante. Algumas pessoas falam que a dança é difícil e não dá futuro. Já eu, penso que tudo que fazemos bem, evoluímos e alcançamos nossos objetivos. Com isso, pretendo me dedicar muito e dar o meu melhor”, disse.
Como os alunos ainda são menores de idade, os pais assinarão um termo de responsabilidade; a professora e a diretora da escola acompanharão os bailarinos durante o período do curso. De acordo com Laura Felbinger, as duas alunas, Tamires Camila, de 14 anos, moradora de Quatis e Nayara Marinho, também de 14 anos, moradora de Porto Real, que passaram para o curso de verão no Brasil, realizarão novamente a audição, no dia 7 de novembro, de forma online para tentar vaga no curso em Miami.
BAILARINO DE PORTO REAL, HOJE DANÇA NA FLÓRIDA
O bailarino Eric Figueredo, de 21 anos, estudou na escola desde os 10 anos, era morador de Porto Real e depois de passar pela Argentina, Suíça e Texas com a dança, hoje é contratado como Corpo de Baile em uma companhia na Flórida, nos Estados Unidos. De acordo com ele, a conquista dos alunos fomenta a valorização do ballet. “Essa conquista é muito importante. Somos de uma cidade e país, onde o ballet não é muito valorizado, igual outros esportes como, por exemplo, o futebol. Eu nasci e cresci aqui, faz quatros anos que moro fora e ver esses alunos seguindo seus caminhos dessa maneira, é muito gratificante. Não é fácil, mas com muito trabalho e dedicação, chegamos onde queremos”, afirmou.