Vereador Rodrigo Furtado consegue na Justiça reparação ao que acusa de Fake News

Por Carol Macedo

VOLTA REDONDA

Fake News é proibido. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luis Roberto Barroso já disse que elas são um vírus a parte, que contaminou a política e ameaça a matar a democracia. O vereador Rodrigo Furtado sofreu algumas Fakes News e, como advogado, tomou providências. A mais séria levou o parlamentar à polícia para registrar um Boletim de Ocorrência de uma publicação que insinuava que ele usava drogas nas dependências da câmara, dentro de seu gabinete, entre uma sessão e outra. E o caso parou na Justiça.

O juiz da 131ª zona eleitoral de Volta Redonda, Marcelo Dias da Silva, proferiu decisão na última terça, 6, exigindo que uma página do Facebook fosse retirada do ar. Além disso, o apontado como administrador da página, foi intimado a prestar esclarecimentos e provar o que foi dito.  “Fixo prazo de 48 horas para o cumprimento da decisão, fixando multa diária de R$ 1 mil, limitada a R$ 20 mil para o descumprimento. Encaminhem-se o pedido para a Assessoria Especial da Presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro para cumprimento da decisão”, disse o juiz na decisão.

Há ainda outras pessoas que foram intimadas a prestar esclarecimentos à Justiça, uma delas uma candidata a vereadora.

Rodrigo Furtado presidiu a CPI das Injeções, que iniciou o procedimento para cassação do vereador Paulinho do Raio-X. Ele conta que foi depois disso que as notícias falsas começaram a circular. Para Rodrigo, a decisão do juiz é um marco em Volta Redonda, que servirá de exemplo para outras cidades. “As pessoas estão achando que espalhar notícias falsas é brincadeira e que não haverá consequências. Notícias falsas contra políticos, sobretudo as que atacam a honra das pessoas de forma irreparável, agora é crime eleitoral. É importante que as pessoas tenham consciência disso”, comemorou Rodrigo. “Nós temos mães, pais, filhos e conhecidos que recebem as notícias falsas. Isso destrói não só a nossa autoestima, mas, também, uma carreira construída com base na honestidade, na transparência e, acima de tudo, na legalidade”, completou o vereador.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos