BARRA MANSA
Durante a manhã deste sábado, integrantes da Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental, órgão da Secretaria de Saúde, estiveram na Rua do Lazer, Centro, onde foi feita a ação relativa ao Dia D, do Programa Municipal de Controle da Dengue. O evento foi realizado das 8 ao meio-dia com distribuição de panfletos informativos de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O objetivo foi informar à população as formas de se combater focos e criadouros do mosquito.
A ação é uma orientação do Ministério da Saúde para acontecer em todo o país. O coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental, Maurício Iencarelli destacou que as orientações diárias são feitas pelos agentes de saúde nas residências das pessoas e que o evento seria um alerta para a população. Segundo ele, é fundamental a consciência de todos para eliminar os focos do mosquito, especialmente no período antes do verão, quando é comum a proliferação do Aedes.
“A responsabilidade é de todos. O cuidado não pode acabar mesmo que não tenhamos no estado e na cidade dados significativos das doenças transmitidas pelo mosquito. O controle depende muito também da sensibilidade das pessoas em cuidar dos ambientes em que vivem”, destacou Maurício.
Também hoje a Vigilância em Saúde, que funciona de 7 às 17 horas, no bairro Boa Sorte, estava recebendo denúncias de terrenos abandonados ou outras ações que contribuem para a proliferação do mosquito ou animas peçonhentos. Maurício Iencarelli disse que a iniciativa das pessoas em denunciar estava muito boa, o que demonstra que todos estão interessados em contribuir.