O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa (Saae-BM) tem intensificado a limpeza do Córrego Secades, situado no bairro São Sebastião, na Região Leste. O serviço vem sendo feito desde o mês de outubro, e até agora, mais de 20 caminhões de lixo e entulho já foram retirados do local, melhorando a qualidade de vida da população que reside nos arredores.
Segundo o Coordenador de Resíduos Sólidos do Saae, Jackson Rabelo, a expectativa é que o serviço seja concluído na terceira semana de dezembro. “O córrego tem cerca de 3km e estamos intensificando o trabalho. Já retiramos 21 caminhões de lixo, cerca de 346m³. Encontramos no córrego muitos materiais como sofá, colchão, madeiras, pedaços de guarda-roupa, além de utensílios domésticos”, revelou.
Para Jackson, a população tem se conscientizado com as campanhas para evitar jogar lixo no córrego, mas este problema ainda persiste no local. “Temos coleta nas ruas durante toda a semana. Precisamos cortar este hábito que é jogar lixo no córrego, porque é um problema que afeta diretamente a vida dos moradores, por conta de alagamentos, mau cheiro e até a proliferação de alguns animais como ratos e baratas”, declarou o coordenador.
Morador do bairro há nove anos, o pedreiro Manuel Antunes dos Santos, de 70 anos, reside à beira do córrego e aprovou o serviço feito pelo Saae. “Tem sido muito positivo para os moradores, com certeza melhorou muito nossa qualidade de vida. Estava muito ruim, as pessoas corriam risco de alagamento, além também da presença de animais, que agora diminuiu”, completou.