PARAÍBA DO SUL
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) referente ao biênio 2018/2019 foi divulgado pelo Ministério da Educação no último dia 15 de setembro. Escolas das redes municipais e estaduais de todo o país puderam conhecer os dados referentes ao avanço da educação neste período.
O IDEB é medido através de uma prova de língua portuguesa e matemática aplicada aos alunos do último ano de cada período escolar em todos os municípios a cada dois anos, com o objetivo de avaliar a qualidade da educação municipal nas unidades escolares.
Para a Rede Municipal de Ensino de Paraíba do Sul o resultado do IDEB 2019 foi positivo. Na avaliação para os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental II (8º e 9º ano) o município subiu sua pontuação de 4.7 para 5.0 ficando entre os 20 melhores municípios do Estado do Rio de Janeiro. Na prova para os anos finais do Ensino Fundamental I (4º e 5º ano) a nota foi de 5.5 para 5.8, o que deixa a cidade entre as 25 melhores do Estado.
Algumas das unidades escolares da rede municipal também tiveram ótimo desempenho. É o caso da Escola Municipal Profº Manuel Gonçalves D’Ascensão que obteve pontuação de 7.2, 11ª melhor nota no Estado na avaliação para os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental I e melhor nota do município. A Escola Manuel Gonçalves ficou na 34ª posição geral num universo de 2.289 escolas que participaram do IDEB no Estado do Rio de Janeiro. Com esta pontuação a escola já ultrapassou a meta para o IDEB de 2021.
Outra unidade que mais uma vez se destacou foi o CIEP Haroldo Machado de Barros. Maior escola do município, com 976 alunos, o CIEP obteve nota 5.5, melhor pontuação da Rede Municipal para os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental II e 14ª no Estado, permanecendo entre as 100 melhores escolas num universo de 3.756 unidades que realizaram a prova no Estado do Rio de Janeiro. O CIEP também atingiu a meta de pontuação para o IDEB de 2021.
Na prova para o 4º e 5º ano, além da Escola Manuel Gonçalves, outras 7 escolas atingiram a meta de pontuação para 2019, sendo que 4 unidades atingiram ou ultrapassaram a meta para 2021. São elas a Escola M. Antônio Albino de Barros; Escola M. Horácio de Mello; Escola M. Profª Sarah Faria Braz; Escola M. Irmã Montedônio; Escola M. Paulo Lacerda; Escola M. Ver. Ademir José da Silva e Escola. M. Ver. Antônio Ignácio Coelho.
Para 8º e 9º ano, além do CIEP, a Escola M. Irmã Montedônio foi a unidade que também atingiu a meta em 2019.
De acordo com a Secretaria de Educação de Paraíba do Sul, o avanço da qualidade do ensino no município se deve a uma série de fatores, entre eles a constante capacitação dos professores através dos programas de formação continuada; as avaliações periódicas que possibilitam um melhor acompanhamento pedagógico e o desenvolvimento dos alunos e o comprometimento e competência da equipe de profissionais que compõe toda a Rede Municipal de Ensino.