SUL FLUMINENSE
A Caixa Econômica Federal libera nesta terça-feira, dia 8, o crédito do FGTS emergencial para os trabalhadores nascidos em outubro. Neste primeiro momento o valor será depositado em conta poupança social digital, pois o prazo de saque em dinheiro e transferência entre contas correntes será permitido a partir de 31 de outubro.
Através da conta social operada pelo aplicativo CAIXA Tem, o beneficiário pode realizar pagamentos e compras por meio de cartão de débito virtual.
O calendário de pagamento considera o mês de nascimento do trabalhador, tendo iniciado em 29 de junho com os nascidos em janeiro. Na sequência de pagamentos, será a vez dos nascidos em novembro com créditos no dia 14 de setembro e saque/transferência a partir de 14 de novembro; e nascidos em dezembro, com créditos no dia 21 de setembro e saque/transferência também no dia 14 de novembro.
VALOR DO BENEFÍCIO
O valor limite para cada beneficiário do FGTS emergencial é de R$ 1.045, seja de contas ativas ou inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. A previsão é que durante todo o calendário do FGTS Emergencial seja movimentado R$ 37,8 bilhões abrangendo aproximadamente 60 milhões de trabalhadores.
Para saber o saldo e informações sobre a liberação do FGTS emergencial o trabalhador deve acessar o site fgts.caixa.gov.br ou ligar para a Central de Atendimento da Caixa pelo 111, em seguida digitar a opção 2.
Há ainda opção de baixar o aplicativo FGTS em smartphones Android ou iOS, além de poder consultar através do Internet Banking Caixa.
DESFAZIMENTO DO DEPÓSITO
Se o trabalhador não quiser receber o saque emergencial, pode informar essa opção pelo App FGTS com pelo menos 10 dias antes da data prevista para o crédito na poupança social digital, conforme o calendário.