>
a voz da cidade 970 x 150 px

INSS inicia a remessa de notificação aos beneficiários

Por Idel Pinheiro
bnr am aniv resende 970x150

SUL FLUMINENSE

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou a notificação dos segurados que tiveram seus benefícios revisados administrativamente e, após procedimento, foi verificada a necessidade de reavaliação dos documentos que embasaram a concessão do benefício.

Em todo o país, 1,7 milhão de beneficiários de todas as espécies de benefício serão notificados por meio de carta de cumprimento de exigência, um protocolo do INSS que significa que não foi possível concluir a análise do requerimento por falta de algum documento ou informação. Os beneficiários do Sul Fluminense devem ficar atentos, pois após o recebimento da carta será dado o prazo de 60 dias para o envio da documentação solicitada.

Para fazer o envio da documentação o beneficiário precisa ter login e senha do Meu INSS (site ou aplicativo). Após acessar o sistema, terá que solicitar o serviço ‘Atualização de Dados de Benefício’, anexando cópia digitalizada dos seguintes documentos do titular do benefício, do procurador ou representante legal, se houver: CPF, RG, certidão de nascimento ou casamento, titulo de eleitor, carteira de trabalho, objetivando demonstrar a regularidade da manutenção do benefício.


Caso o segurado não consiga fazer o envio da documentação pelo Meu INSS deve agendar o cumprimento destas exigências em uma agência do INSS mais próxima da residência. Para efetuar o agendamento basta ligar para o telefone 135 do INSS, e escolher a opção ‘Entrega de Documentos por Convocação’.Quem descumprir o prazo limite poderá ter o benefício suspenso. E, após 30 dias da suspensão, se não fizer os procedimentos anteriormente citados, terá o benefício bloqueado.

VERSÃO DIGITAL

O INSS firmou parceria com os Correios para disponibilizar a carta de exigência também de forma on-line no aplicativo dos Correios, serviço chamado de ‘Entrega Digital’. As cartas estarão disponíveis na seção ‘Minhas Mensagens’ do aplicativo. “O INSS espera receber com mais celeridade as documentações exigidas na carta de exigência, o que possibilitará uma resposta mais rápida ao cidadão e, consequentemente, a diminuição de possíveis fraudes e pagamentos indevidos”, informa o presidente do INSS, Leonardo Rolim.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos