SUL FLUMINENSE/RIO
As escolas da rede estadual foram autorizadas pelo governo do Estado do Rio a reabrirem a partir do dia 5 de outubro exclusivamente para alunos quem não têm acesso à internet. As unidades escolares estão fechadas desde março e só será permitida a reabertura nas regiões que são apontadas com ‘bandeira amarela’, que significa baixo risco para a Covid-19.
A ultima atualização da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 foi feita no dia 18 de agosto, e apontava as regiões Médio Paraíba e Centro-Sul Fluminense com bandeira laranja, ou seja, nível moderado de risco de contaminação.
A primeira avaliação do nível de risco das regiões do estado do Rio de Janeiro foi atualizada no dia 8 de julho. Nove dias depois, no dia 17 de julho, foi realizada a segunda análise. Já a terceira atualização foi feita 18 dias depois, no dia 4 de agosto e a publicação mais recente foi feita com mesmo intervalo de tempo.
Nesta quinta-feira, dia 3, completam-se 15 dias sem uma nova atualização, ou seja, é provável que a Secretaria de Estado de Saúde (SES) atualize em breve os dados e, caso a região Médio Paraíba e Centro-sul Fluminense tenham diminuído o risco de contaminação, se enquadrarão na autorização do estado.
Materiais disponibilizados
Segundo a Secretaria de Estado de Educação, computadores, equipamentos multimídia e materiais didáticos digitais serão disponibilizados para estudantes de todo o estado. Para que os estudantes mantenham distância entre si, haverá uma transformação das salas de aula em laboratórios de informática. A utilização do espaço será organizada por cada escola. As unidades só abrirão três vezes por semana.
Ainda de acordo com o governo do estado, a reabertura busca assegurar que os alunos possam dar continuidade aos estudos na plataforma Google Classroom.