ANGRA DOS REIS
A prefeitura de Angra dos Reis divulgou na noite de sábado, dia 29, que o município tem 4.841 casos confirmados de coronavírus, sendo que 4.014 pessoas são consideradas curadas. Há 151 mortes confirmadas pela doença na cidade e 16 óbitos seguem sendo investigados.
Ao todo, 451 casos foram descartados e 19.687 permanecem suspeitos (síndromes gripais), sendo 2.797 em isolamento domiciliar e 16.890 já recuperados. Entende-se como casos recuperados aqueles que cumpriram o período de isolamento domiciliar de 14 dias e estão sem sintomas, conforme acompanhamento da equipe de monitoramento da Secretaria de Saúde.
“Levando em consideração a baixa taxa de ocupação hospitalar no Centro de Referência Covid-19, montado na Santa Casa, e o princípio da economicidade na gestão pública, a Secretaria de Saúde decidiu redimensionar em 50% o número de leitos da unidade. Sendo assim, o Centro de Referência agora conta com 60 leitos, sendo 30 clínicos e outros 30 de CTI. A decisão contratual passou a valer no dia 16 de agosto. Se houver necessidade, os leitos serão reabertos a qualquer momento para readequar à demanda”, destacou a nota da prefeitura.
No total, entre pacientes confirmados ou com suspeita de coronavírus, 38 pessoas estão internadas. O Centro de Referência para Covid-19 (Santa Casa), que conta com 60 leitos, atende a 28 pacientes no momento. Já o Hospital de Praia Brava, que oferece 15 leitos, tem seis pacientes internados. Ou seja, dos 75 leitos públicos do município, 34 estão ocupados, o que representa uma taxa de ocupação hospitalar municipal de 45, 33 %. Há quatro pacientes internados em instituição privada.
Entre os indígenas do município, há 179 casos confirmados. Destes, 172 já estão recuperados. Há ainda 23 casos suspeitos, e uma morte foi confirmada pela doença.