>
a voz da cidade 970 x 150 px

Redução do INSS pago pelas empresas

Por Andre
a voz da cidade
bnr am aniv barra mansa 970x150

Em recente decisão, da 6ª Vara Cível Federal de São Paulo, foi reconhecido o direito de uma empresa excluir da base de cálculo das contribuições previdenciárias, cota patronal e aquelas devidas às entidades terceiras, os valores relativos às contribuições retidas dos empregados. A decisão também declarou que essa empresa pode compensar os valores pagos a mais, até os últimos cinco anos anteriores à propositura da ação.

A decisão, a qual a equipe SEA ADVOCACIA entende ser muito coerente, permitiu que os valores descontados dos empregados em folha de pagamento, a título de contribuição previdenciária, sejam descontados da base de cálculo que apura o valor a ser recolhido pelo empregador. O entendimento é que a parte descontada do empregado não tem natureza remuneratória; por isso, não pode ser incluída na base de cálculo da contribuição previdenciária paga pelo empregador.

Atualmente, o empregado contribui com o INSS a uma alíquota de 8, 9 ou 11% sobre seu salário. As empresas entram com 20% – além de um percentual de até 5,8% para as entidades do Sistema S.


Com a decisão, a empresa beneficiada fará incidir os 20% que lhe cabem sobre uma base da qual não constará o valor referente aos 11%, 9% ou 8% pagos pelo trabalhador.

Sérgio Eduardo R. dos Santos
OAB/RJ 84.277

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos