CENTRO-SUL/MÉDIO PARAÍBA
A Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 divulgou nesta semana a quarta atualização da nota técnica e painel de indicadores sobre a pandemia de coronavírus no Rio de Janeiro. O estudo revela que, entre as nove regiões nas quais o estado é dividido, sete estão classificadas como bandeira amarela, indicativo de risco baixo para a doença, sendo as regiões Médio Paraíba e o Centro Sul as únicas que apresentam bandeira laranja, que indica risco moderado.
A última atualização do Mapa de Risco aconteceu no dia 4 de agosto e, segundo apontou a pasta, o Médio Paraíba manteve a cor laranja por causa da variação positiva no número de óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG); e o Centro-Sul Fluminense, que estava amarelo, retornou à bandeira laranja devido à variação positiva do tanto do número de casos quanto de óbitos por SRAG.
A tendência de evolução para cor amarela em todo o estado pode ser observada, na prática, pela redução dos indicadores analisados diariamente pela Secretaria de Estado de Saúde, como taxa de ocupação de leitos, casos e óbitos por coronavírus. As outras sete regiões do estado, que apresentam risco baixo para coronavírus são: Metropolitanas I e II, Baía de Ilha Grande, Baixada Litorânea, Noroeste, Norte e Serrana, que, juntas, abrangem 92,4% da população fluminense, fazendo o nível de risco para o estado, como um todo, ser baixo.
Classificação do Pacto Covid
Para a classificação do Pacto Covid, são considerados os indicadores de taxa de positividade de pacientes testados para coronavírus; e de variação de casos e óbitos por SRAG; de taxa de ocupação de leitos destinados a SRAG; e de previsão de esgotamento de leitos de UTI para SRAG. As recomendações de isolamento social variam de acordo com cada nível de risco. A coloração das bandeiras e os riscos indicados variam entre roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo).
Número nas regiões
As regiões Centro-Sul Fluminense e Médio Paraíba, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES), tinham até o último dia 18, 15.190 casos confirmados de Covid-19, distribuídos entre os seguintes municípios: Comendador Levy Gasparian (107); Engenheiro Paulo de Frontin (113); Mendes (113); Miguel Pereira (223); Paracambi (539); Paraíba do Sul (764); Paty do Alferes (160); Sapucaia (305); Três Rios (2.014); Vassouras (615); Barra do Piraí (823); Barra Mansa (1.325); Itatiaia (268); Pinheiral (399); Piraí (552); Porto Real (243); Quatis (112); Resende (1.577); Rio Claro (241); Rio das Flores (14); Valença (409); Volta Redonda (4.830).