SUL FLUMINENSE
Uma forte frente fria continental está avançando pelo Brasil nos próximos dias e cidades da região poderão bater o recorde de tarde mais fria do ano neste sábado, 22. Segundo o Monitoramento Climático do Sul Fluminense, essa frente deve chegar ao estado na noite desta quinta-feira 20, e a população precisa ficar atenta para mudanças bruscas no tempo.
De acordo com o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia, Francisco de Assis, grande parte do país será atingido pela onda de frio e esta é a terceira vez que o fenômeno ocorre no Brasil este ano, mas a primeira com tamanha intensidade e abrangência. Assis relata ainda que, a dimensão dela será parecida com o frio histórico de 1955, 1963, 1975 e 1985.
O Monitoramento Climático do Sul Fluminense fez o alerta de que nesta quinta-feira a nebulosidade aumenta em boa parte do estado, podendo chover fraco em áreas da Costa Verde e Grande Rio a partir do final da manhã, nas demais áreas do estado a chuva só chega no período da noite e a temperatura máxima já não sobe tanto, com máxima dos 25 graus em diversas cidades.
Já na sexta-feira 21, a chuva ganha força e a temperatura despenca, o monitoramento prevê que as áreas de instabilidades vão se espalhar mais pelo estado ao longo do dia, provocando chuva de intensidade variada em toda região Sul Fluminenses. A entrada da forte massa de ar polar vai derrubar as temperaturas em todo o estado o dia será frio em todas as regiões do estado, com máximas no estado variando entre 15°C e 18°.
Nas áreas litorâneas, principalmente Costa Verde, Grande Rio e região dos Lagos, a chuva pode acumular volumes expressivos até o final do dia.
No sábado, 22, a posição da massa de ar polar vai empurrar ventos úmidos e muito frios sobre o estado, com máximas inferiores aos 18°C em todas as regiões Fluminenses, podendo fazer com que muitas cidades batam o recorde de tarde mais fria do ano. Domingo, o céu segue predominantemente nublado e os termômetros seguem marcando temperaturas máximas baixas, variando entre 15°C e 18°C em áreas do médio Paraíba Fluminense e região Serrana, nas demais áreas do estado as temperaturas máximas variam entre 18°C e 20°C.
FRIO MAIS INTENSO E NOVOS RECORDES PARA AGOSTO
De acordo com o Monitoramento Climático, após a sua passagem essa frente fria vai ter provocado acumulados de chuva bastante significativos para o mês de agosto em diversas cidades do estado, além disso, ela vai trazer de volta o frio mais intenso com a possibilidade de novos recordes de frio.