PORTO REAL
O prefeito Ailton Marques confirmou, nesta terça-feira, dia 21, mudanças no Hospital Municipal São Francisco de Assis. A medida visa ampliar o número de leitos de isolamento disponíveis para o novo coronavírus (Covid-19) e o distanciamento entre os moradores com sintomas de síndromes respiratórias dos demais pacientes.
As intervenções a serem realizadas na maternidade, clínica médica e ainda na Central de Vacinas estão na reta final. Isso acontece para que os pacientes de Covid-19 sejam realocados em seis novos leitos no antigo setor de Maternidade, onde está sendo criada uma ala exclusiva para esses casos, liberando a Clínica Médica do Hospital Municipal para outros atendimentos. “As medidas são necessárias e visam reduzir a contaminação no município e ampliar nossa capacidade de atendimento. Enquanto os números estiverem crescendo, não resta outra alternativa ao município que não seja restringir a circulação de pessoas desprotegidas nas ruas e ampliar a capacidade de atendimento”, explicou o chefe do Executivo na última sexta-feira, dia 18, na rede social da prefeitura .
Segundo a Secretaria de Saúde do município, a maternidade está sendo transferida para o setor de pediatria. Em relação ao Centro de Diagnóstico e Tratamento Henrique Sabadini Filho (CDT), continuarão a ser prestados serviços de exames de imagem, ortopedia, fonoaudiologia, audiometria e cardiologia. Além disso, o Centro passa a receber o oferecer também os serviços da recepção do Laboratório Municipal. Já a Central de Vacinas começa a realizar os serviços de imunização no Centro de Diagnóstico, a partir de quarta-feira, dia 22. Com essa mudança, a antiga Central passa a funcionar como um centro de triagem onde serão atendidos os pacientes com sintomas de síndrome respiratória, isolando os mesmos dos demais pacientes.
De acordo com o secretário de Saúde, Luiz Fernando Curty Jardim, a implantação do centro de triagem de Covid-19 tem previsão de ser concluída até o final desta semana. “São mudanças necessárias para o aprimoramento dos serviços neste período de pandemia. Pedimos desculpas pelo transtorno, pois essas melhorias têm como objetivo trazer mais conforto e segurança à saúde da população”, comentou Jardim.
ESPECIALIDADES
As consultas nas especialidades, entre elas, oftalmologia, angiologia, dermatologia, neurocirurgia, cirurgia geral, gastrologia, cardiologia, endocrinologia, pneumologia, urologia, além dos exames de eletrocardiograma já começaram a ser realizadas no Policlínico do Bairro Jardim das Acácias desde segunda-feira, dia 20. O Policlínico do Bairro Fátima também a partir da mesma data começou a receber pacientes para as consultas nas especialidades de nefrologia, cirurgia pediátrica e otorrinolaringologia e a Casa da Mulher a ultrassonografia de gestantes.