Amanhã, recordam-se os quatro anos de falecimento de Dom Waldyr Calheiros, e para lembrar a data e homenageá-lo uma missa será celebrada às 19h30min, na Igreja Santa Cecília, em Volta Redonda. A missa será presidida pelo bispo diocesano, dom Francisco Biasin.
Dom Waldyr Calheiros de Novaes nasceu em Murici (AL) em 28 de julho de 1923. Foi ordenado sacerdote em 25 de julho de 1948 e bispo em 1º de maio de 1964. O bispo era conhecido pelo engajamento em movimentos sociais e por ter apoiado perseguidos políticos e lutado pelo direito dos trabalhadores. Participou do Concílio Vaticano II e foi um dos primeiros bispos no Brasil a colocar em prática esse novo modelo de ser Igreja.
Era defensor dos pobres e marginalizados. Dentre outras iniciativas de Dom Waldyr se destacou na sua atuação contra a Ditadura Militar e na organização da Pastoral da Juventude na Diocese e no Brasil. Foi bispo da Diocese de Barra do Piraí -Volta Redonda de 1966 a 1999. Neste período Dom Waldyr ficou marcado pela importante atuação nas negociações para o fim da greve dos trabalhadores da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em 1988, quando três operários morreram assassinados.