SUL FLUMINENSE
Os estudantes com contrato do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) proporcionado pelo governo federal para a formação acadêmica podem requerer ao banco operador do Fundo a suspensão do pagamento de parcelas do financiamento. A medida válida a partir desta segunda-feira, dia 6, é resultado de uma resolução do Ministério da Educação.
Os estudantes com contrato em período de carência ou utilização podem solicitar a suspensão do pagamento de duas parcelas correspondente aos juros trimestrais que são pagos em contratos formalizados até o segundo semestre de 2017. Aqueles que concluíram o curso, ou seja, estão com contratos em fase de amortização podem pedir a suspensão de até quatro parcelas. Segundo o governo federal, as parcelas trimestrais ou de amortização suspensas serão inclusas no saldo devedor do contrato.
Para auxiliar os estudantes, os dois principais bancos operadores do Fies, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, orientam como pode ser feita a solicitação do pedido de suspensão.
CAIXA
Pela Caixa a manifestação pode ser feita pela página http://sifesweb.caixa.gov.br. A medida vale para estudantes em situação de adimplência com seus contratos, até dia 20 de março, data em que foi decretado o estado de calamidade pública no país. Está prevista a incidência de juros contratuais sobre as parcelas suspensas, os quais serão contabilizados no saldo devedor do contrato do estudante. A adesão às novas condições pode ser registrada até o dia 31 de dezembro deste ano.
A suspensão retroagirá às parcelas vencidas não quitadas após a vigência do estado de calamidade pública.
No site do SIFES Web o estudante deve fazer o login e acessar a opção Contrato FIES, Contrato e em seguida selecionar Pausar Contrato, aceitar o temo de compromisso e clicar em Solicitar Pausa. A solicitação será efetivada sem a necessidade de assinatura de termo aditivo e presença do fiador. No entanto, são obrigatórias a ciência e a concordância do estudante para as condições de pausa e, consequentemente, para os reflexos no contrato de financiamento.
BANCO DO BRASIL
E quem tem contrato formalizado junto ao Banco do Brasil deve priorizar o aplicativo BB e acessar a conta pessoal. No menu principal deve clicar na opção Solução de Dívidas e depois em Suspensão FIES. A solicitação será confirmada sem a assinatura de termo aditivo e a necessidade da presença do aluno ou do fiador no banco.
Além do aplicativo BB, o Banco do Brasil dispõe do atendimento para este serviço de apoio aos estudantes através do site www.bb.com.br, além do WhatsApp (61) 4004-0001 e a Central de Atendimento BB pelo telefone gratuito 0800-729-0001.