PINHEIRAL
Visando propiciar complementação do ensino e da aprendizagem de atividades profissionais e contribuir para o desenvolvimento da vida pessoal e profissional dos estudantes, foi assinado na tarde da última quarta-feira (01), um convênio de estágio entre a Prefeitura de Pinheiral e o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), da Fundação Oswaldo Aranha. A parceria tem como objetivo estabelecer as condições a serem cumpridas entre a instituição e o município, visando à ampliação do atual cenário de concessão de estágio obrigatório e não obrigatório aos alunos regularmente matriculados de todos os cursos do UniFOA, em conformidade com as normas preconizadas pelo Ministério da Educação (MEC).
Por meio do convênio será feita uma ampliação das unidades de saúde que irão receber acadêmicos do curso de medicina, reforçando o atendimento a população. Também possibilitará que a maternidade de Pinheiral receba estudantes em internato.
“Nós conversamos com a Coordenação de Medicina da FOA sobre a ampliação das unidades que irão receber os acadêmicos de medicina e sobre o início do internato na maternidade do município. Na segunda-feira os alunos irão receber as orientações e os equipamentos de proteção individual e a partir de terça-feira já estarão atuando junto com nossos profissionais. Cada unidade selecionada deve receber entre quatro e cinco alunos que irão acompanhar o dia a dia da unidade, eles irão auxiliar as equipes da saúde da família como um todo, fazendo trocas de conhecimento e experiências”, explicou Everton da Silva Alvin, secretário da Secretaria Municipal de Saúde.
O estágio faz parte do projeto pedagógico de cada curso e é responsável por integrar o itinerário formativo do educando, sendo realizado conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico dos cursos. De acordo com o convênio, ao firmar um contrato será assinado um termo ou renovação do Termo Compromisso de Estágio (TCE) entre estudante e município, sob interveniência do UniFOA, tendo como finalidade básica articular a ação jurídica especial existente entre o estagiário e a cidade em questão. É importante ressaltar que o estágio não acarreta vínculo empregatício de qualquer natureza por parte do estudante para com o município.
O prefeito Ednardo Barbosa falou sobre a importância da parceria e os benefícios que ela irá propiciar.
“Esse convênio vai possibilitar estágios desta instituição de Ensino Superior em nossa cidade. Parcerias assim são importantes, pois fortalecem os atendimentos oferecidos para a nossa população nos programas que estão em andamento, principalmente na Saúde. É desse jeito, com parcerias que seguimos firmes trabalhando cada dia mais”, concluiu.