SUL FLUMINENSE
O avanço de uma frente fria associada a um forte ciclone extratropical em alto-mar pode gerar fortes rajadas de vento em alguns pontos do estado do Rio de Janeiro, principalmente em áreas das cidades do Médio Paraíba Fluminense, todo o litoral do estado, além do Grande Rio e região Serrana. Um alerta foi emitido pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) indicando um possível vendaval até às 23 horas de quarta-feira, dia 1.
Em Angra dos Reis o coordenador da Defesa Civil, Lauro de Oliveira, destacou que os avisos meteorológicos são válidos até o próximo dia 2. “Diante dessas informações, na condição de ventos fortes, nós pedimos que as pessoas que evitem a ficar próximas a árvores de grande porte e de estruturas metálicas. E que os proprietários de embarcações fiquem atentos ao fundeio”, disse, informando que durante a madrugada dessa quarta-feira já houve registro dos ventos, mas sem maiores transtornos.
Já em Volta Redonda a prefeitura comunicou que a Defesa Civil do município já está em alerta e já enviou o comunicado, via SMS, para a população. A orientação é que as pessoas evitem ficar próximas de árvores e postes, e permaneçam em suas casas.
O Monitoramento Climático Fluminense (MCF) destacou que embora a previsão seja de ventos constantes de até 25 km/h, pode haver rajadas mais fortes entre a tarde e noite. “Algumas dessas rajadas de vento podendo ultrapassar os 80 km/h, em casos mais extremos não se descarta a possibilidade de algumas rajadas alcançarem os 100 km/h em pontos do litoral Fluminense”, informou.
O MCF destacou ainda que apesar do vento, o estado do Rio de Janeiro não deve registrar temporais severos, mas pode haver pancadas de chuva de fraca a moderada intensidade de forma rápida em pontos isolados, principalmente em áreas Litorâneas.
Em caso de emergência, o munícipe deve ligar para a Defesa Civil pelos telefones 199.