ITATIAIA
A direção do Parque Nacional do Itatiaia adiou a reabertura da reserva que estava prevista para este sábado, dia 20. O motivo da prorrogação é para que haja tempo para o planejamento de medidas sanitárias e operacionais para garantir a segurança dos turistas durante a pandemia do novo coronavírus.
Previsão é que nova data de reabertura seja no dia oito de julho. No entanto, a data ainda precisa ser aprovada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e também depende das regras estabelecidas em decretos municipais e estaduais de enfrentamento da pandemia.
A ideia é investir em um protocolo com medidas de higiene e definir quais os atrativos do parque poderão receber os visitantes. O Parque Nacional do Itatiaia está fechado para os visitantes desde o dia 17 de março.
Em períodos normais, a reserva costuma receber de 100 mil turistas por ano. A área é de 30 mil hectares, o equivalente a 30 mil campos de futebol. No local, há 1,5 mil espécies de plantas e 400 de animais, além de trilhas e cachoeiras. O Pico das Agulhas Negras, considerado o ponto mais alto do estado do Rio, fica localizado dentro do parque. No local, são registradas temperaturas negativas nos meses mais frios do ano.