VOLTA REDONDA
A gratuidade nos ônibus para a terceira idade foi autorizada em Volta Redonda até às 12 horas. A informação foi passada nesta segunda-feira, dia 1º, pelo prefeito Samuca Silva, que destacou que a decisão foi tomada visando atender os idosos que precisam ir a cidade receber os benefícios nos bancos. Samuca ainda alertou que a medida está sendo experimental e será, inicialmente, valida apenas ao longo desta semana, o que coincidirá com a data de pagamento do benefício.
Um dos pontos destacados pelo prefeito foi a atenção com o horário em que a gratuidade será permitida, possibilitando assim um maior controle de circulação de idosos durante esse período. “Se o idoso não tiver ninguém para resolver as coisas para ele na cidade, mas precisa ir sacar seus benefícios, então terá que acordar cedo, resolver as pendências durante a manhã e voltar antes das 12 horas”, disse.
Em relação ao prosseguimento da medida, Samuca disse que a situação será monitorada e estudada. “É uma forma também de respeitarmos e atender as reclamações que tínhamos. Com isso, iremos também observar o comportamento do próprio idoso, porque é a faixa etária que nos preocupa, pois estão no grupo de risco”, afirmou.
No dia 14 de maio o A VOZ DA CIDADE divulgou que o presidente do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana de Volta Redonda, João Alves, entrou com uma ação no Ministério Público contra a prefeitura, denunciando que o estatuto do idoso estava sendo desrespeitado com tal medida. Na ocasião a prefeitura respondeu que a medida adotada de suspensão temporária da gratuidade dos ônibus teve como premissa desestimular a circulação desse grupo, que é um dos grupos de risco do Coronavírus.
Ao divulgar a permissão da gratuidade dos ônibus até meio dia, Samuca afirmou que a decisão de suspender esse benefício foi algo que deu certo, uma vez que os leitos da cidade estão abaixo de 50% de ocupação.