VOLTA REDONDA
Quando se fala diariamente dos casos positivos de coronavírus em Volta Redonda, os números assustam, hoje já são 605 casos confirmados, seis a mais do que ontem. Porém, quando são mencionados os casos curados, há um alento. O prefeito Samuca Silva informou que 513 pessoas podem ser consideradas curadas, pois já ultrapassaram os 14 dias de isolamento e já foram liberadas. Portanto, os casos ativos na cidade do Aço atualmente são 92 pessoas que estão em isolamento. Há ainda 1.621 exames a espera de resultados, considerados suspeitos. Mais uma morte foi confirmada nesta quarta-feira pelo prefeito. É um homem de 74 anos, atendido na rede pública municipal. A cidade tem agora 21 mortes confirmadas pela doença.
O prefeito falou ainda do prazo dado pela Justiça para a prefeitura se posicionar a respeito do pedido do Ministério Público para fechamento do comércio novamente. Ontem a informação era de que seriam 24 horas de prazo e o prefeito disse hoje que o limite será às 10 horas desta sexta-feira. Pode ser que o juiz decida sobre a ação ainda amanhã.
“O acordo p flexibilização foi baseado em seis eixos. Hoje está fazendo dez dias dessas medidas em vigor. Estamos monitorando essas metas de forma transparente. Se os casos aumentarem iríamos fechar. Fomos surpreendidos com pedido do MP e juiz nos deu oportunidade de manifestar e vamos reiterar a capacidade de atendimento a nossos cidadãos”, apontou o prefeito.
Em mais um dia os eixos foram cumpridos. O percentual de casos suspeitos não pode aumentar em 5% em dois dias e hoje está em 2.40%; o Hospital de Campanha tem 5.36% dos leitos ocupados, o limite é 60%. E na rede pública 11% dos leitos estão ocupados, sendo que o limite é 50%.