>
728x90 vacina (1)

Detran.RJ fará campanha Maio Amarelo 2020 em ambiente digital

Por Andre
bnr am aniv barra mansa 970x150

RIO DE JANEIRO 

Campanha para prevenção de acidentes começou nesta segunda-feira, dia 4 e vai abordar temas relacionados ao combate ao novo coronavírus

Com o tema ‘Perceba o risco, proteja a vida!’ a campanha para o Maio Amarelo deste ano do Detran.RJ proporá pequenas mudanças de hábitos no dia a dia que podem salvar vidas no trânsito.

O atual contexto em que todos estão vivendo em função do novo coronavírus será abordado como oportunidade de mudanças que vão além da pandemia e podem alertar para os cuidados também no trânsito. Durante todo o mês de maio, serão divulgados materiais para mídias sociais (Instagram, Facebook, Twitter e WhatsApp), além de conteúdos no site do departamento.


De acordo com o presidente do Detran.RJ, Marcello Braga Maia, a campanha será exclusivamente digital já que a Coordenação Nacional do Movimento Maio Amarelo e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) adiaram as ações presenciais para setembro. O adiamento ocorreu para atender as orientações do Ministério da Saúde em razão do avanço do vírus Covid-19. “O mundo está passando por uma pandemia e enfrentando uma das maiores crises que já vimos. Temos que adaptar nossas atividades de educação no trânsito também para essa realidade. Por isso, vamos abordar motoristas e pedestres através das redes sociais lembrando que o cuidado com a gente mesmo e com quem a gente ama deve continuar mesmo após a pandemia passar. Se aprendemos a nos cuidar mais nesse período e que pequenos atos, como higienizar as mãos, podem nos salvar, vamos levar esse ensinamento para o trânsito e estimular pequenas atitudes de autocuidado que podem evitar acidentes graves”, contou o presidente.

Para o coordenador de Educação para o Trânsito do Detran.RJ, Allan Borges, é preciso lembrar que a modernidade nos trouxe grande facilidade como o uso dos celulares, por exemplo, mas é preciso rever a relação de condutores e pedestres com seus aparelhos eletrônicos nas ruas. “O uso de celular pelo motorista já é a terceira maior causa de mortes no trânsito. Motofretistas muitas vezes pilotam com apenas uma das mãos no guidom porque a outra está no celular conferindo o endereço de entrega. Pedestres estão sempre com fones de ouvido ao atravessar e, dispersos, acabam se colocando em risco. Precisamos repensar essas atitudes e criar novos hábitos”, reforça Allan. “Antes de entrar no carro, por exemplo, o motorista pode bloquear as notificações no celular para não cair na tentação de ler as mensagens ao volante. Um motofretista deve sempre encostar a moto em algum ponto seguro para pesquisar algo no aparelho. Pedestres, por favor, ao atravessar tirem os fones de ouvido e nada de andar olhando para a tela do aparelho. Quando a gente está atento, evita o risco e salva a nossa vida e a vida de outras pessoas”, completou o coordenador.

Sobre o Movimento Maio Amarelo

O Movimento Maio Amarelo é uma campanha internacional de conscientização da sociedade, com o objetivo de reduzir o número de mortes causadas por acidentes de trânsito. No Brasil, a campanha é coordenada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos