RESENDE/ITATIAIA
A Câmara de Dirigentes Lojistas das duas cidades divulgou nesta semana uma pesquisa de situação econômica e opinião pública sobre a situação do comércio local. A pesquisa foi realizada entre os dias quatro e 11 de abril e ouviu 146 comerciantes.
De acordo com o presidente da instituição, Victor Gonçalves, os dados apontam que o comércio não aguentariam mais 30 dias de portas fechadas. “Cerca de 62% dos comerciantes tem caixa para ficar somente 30 dias parados, mais do que isso correm o risco de fechar a empresa. Demissões já tem acontecido e estamos negociando uma proposta de abertura gradual, respeitando as normas de higienização. Estamos preocupados tanto com a saúde da população quanto com a saúde econômica do município, que no final também se reflete em saúde para a população através de empregos e renda”, cita, informando que a instituição está trabalhando junto com a prefeitura e a Secretaria de Comércio para buscar a abertura responsável do comércio em tempos de pandemia.
Segundo Victor, os dados inicialmente ajudaram nas tratativas com a prefeitura, pois mostram a urgência em abrir o comércio. “Precisávamos de dados. Percebemos que os empresários em nossa região em sua grande maioria foram muito impactados pelo fechamento do comércio, mais de 70% pagam aluguel pelo imóvel que ocupam em seu negócio, outros 75% dos empresários possuem dívidas. E sem receitas devido ao comércio fechado, não tem recursos para pagá-las. Os proprietários têm buscado negociar os alugueis, alguns sem muito sucesso, outros já conseguiram uma redução”, informa.
Para Victor, a grande preocupação é de abrir seguindo regras rígidas de higiene, espaçamento entre as pessoas, para reduzir ao máximo o risco de disseminação do vírus e o uso de máscaras. “Se as regras não forem respeitadas o risco é alto de termos que fechar depois e sem perspectivas de retorno. O ideal é que a população como os estabelecimentos comerciais utilizem as mascaras de pano, e que deixem as mascaras de procedimentos para o setor de saúde. Para que não faltem para o setor de saúde”, orienta. Na página da instituição podem ser conferidos o estudo e também, empresas que disponibilizam Delivery em Itatiaia e Resende: https://bit.ly/3erhfG5.
CDL-VR realiza campanha para divulgar serviços de delivery dos associados
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda criou uma campanha para ajudar os associados e outras empresas durante a quarentena da Covid-19. Para participar deste projeto, basta enviar ao endereço de e-mail [email protected], as seguintes informações: Nome fantasia da sua empresa; uma imagem de produto ou sua logomarca; seu telefone de entrega (informar caso seja WhatsApp). Caso esteja no aplicativo Ifood, também deve informar.
O projeto consiste em fazer a divulgação de serviços de delivery, através das redes sociais da entidade, buscando expandir o alcance das empresas. O serviço não tem custo para quem quiser divulgar seus serviços e produtos.
Além do objetivo de fazer divulgação, essa é também uma oportunidade de incentivar os lojistas a potencializar as vendas online.