Sul fluminense
Após conferência dos prefeitos da região com o secretário de Transporte do Estado, Delmo Pinho, e o governador Wilson Witzel, estão temporariamente suspensos os efeitos do decreto estadual que impedia a entrada e saída de transportes intermunicipais das cidades de Barra Mansa Volta Redonda e Pinheiral. Segundo informou a Secretaria de Estado de Transportes, a medida visa atender às solicitações dos prefeitos e representantes das indústrias da região referentes ao deslocamento de profissionais das atividades essenciais. Um novo decreto será publicado nesta terça-feira, dia 7, com as novas medidas válidas a partir de quarta-feira, dia 8.
O antigo decreto, Nº 47.019 de 03 de abril de 2020, que entraria em vigor nessa segunda-feira, dia 6, tinha o objetivo de isolar os municípios para conter a propagação do coronavírus, impedindo a entrada e saída de ônibus, táxis e carros de aplicativos nas três cidades. Até a publicação desta edição, os três municípios somavam 73 casos confirmados de Covid-19. Em Volta Redonda há 52 casos, entre eles três mortes. Barra Mansa confirmou dez infectados na cidade. E Pinheiral há um caso da doença.
Informações extraoficiais dão conta que as novas medidas, que serão adotadas, prevêem que apenas os profissionais de atividades essenciais poderão circular entre as cidades, que as linhas dos coletivos, além de terem o horário reduzido, circularão entre pontos únicos em cada município e policiais militares farão a triagem de quem pode ou não embarcar. Contudo, a assessoria da Secretaria de Transporte do Estado confirmou a informação.
Segundo o prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drible, durante a conferência ele também pediu ao Estado mais fiscalização por parte do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro) aos ônibus intermunicipais que fazem conexão com Volta Redonda. Segundo ele, os coletivos estão circulando com grande aglomeração de pessoas em pé.