RESENDE
Uma operação envolvendo a Superintendência de Ordem Pública, a Guarda Civil Municipal e a policiais do 37º Batalhão de Polícia Militar (BPM) resultou na apreensão de linhas chilenas e com cerol, material que por lei ilegal. A apreensão aconteceu, na quinta-feira, dia 02, em bairros na região do Acesso Oeste, e também coibiu a aglomerações no local.
A ação aconteceu através do trabalho em equipe das três instituições que tomaram conhecimento sobre o material ilegal, que oferece riscos à saúde da população, através de denúncias anônimas que também informava a aglomeração de pessoas soltando pipas no Acesso Oeste.
Segundo o comandante da Guarda Municipal, César Laurindo, cerca de dez carretéis de linhas de pipa ilegais foram apreendidos. As atividades de fiscalização, bem como a operação, continuarão nos próximos dias no município, principalmente na região da Grande Alegria. “As ações continuarão nos próximos dias e o material apreendido ficará retido na prefeitura. São materiais ilegais que geram riscos à integridade física de quem manuseia e também para outras pessoas quem nada tem a ver com o uso”, disse Laurindo, reforçando o isolamento social devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). “É fundamental também reforçar a importância de ficar em casa neste momento, como recomenda a Organização Mundial da Saúde, para evitar o progresso do coronavírus”, reforçou o comandante.
LINHAS PROIBIDAS POR LEI
De acordo com a lei estadual Nº 8478 de 18/07/2019 é proibida a comercialização, o uso, o porte e a posse da substância constituída de vidro moído e cola (cerol), além da linha encerada com quartzo moído, algodão e óxido de alumínio (linha chilena), e de qualquer produto utilizado na prática de soltar pipas que possua elementos cortantes.