BARRA MANSA
Em mais uma live de atualização sobre a situação da Covid-19 no município, feita na última quarta-feira, dia 1, o prefeito Rodrigo Drable comunicou que a UPA da Região Leste, que vinha recebendo obras de adequação, está pronta para ser o Centro de Triagem de Infectologia de Barra Mansa. Ele explicou que sexta-feira, dia 3, irá se reunir com a Secretaria de Estado de Saúde para obter os leitos e pedir recursos para custeios, segundo ele, com os leitos o local começará a funcionar. O prefeito explicou ainda que na próxima segunda-feira, dia 4, deverão chegar dois mil testes rápidos, que foram comprados pela prefeitura. Os testes são destinados aos profissionais da área de saúde.
Segundo Rodrigo, tudo o que vem sendo feito de forma preventiva ao coronavírus, é com verba do município. Ele explicou que estão circulando boatos de que o município estaria recebendo o custeio. “Tudo o que temos feito é com recursos da cidade. Não tivemos o IPTU desse ano, retardamos o ISS e o Saae não está faturando, porque também retardamos as contas de água. O pouco que estamos fazendo é muito, levando em conta a nossa situação”, afirmou.
Sobre os testes rápidos, o prefeito explicou que os profissionais de saúde terão prioridade, uma vez que podem contaminar outras pessoas. “Está acontecendo isso em cidades da região, um profissional da saúde não sabe que está contaminado e contamina outra pessoa. E existem os médicos que estão com suspeitas e nós precisamos saber rápido se eles realmente têm o coronavírus, ou não, para não precisarem ficar em isolamento sem necessidade”, ratificou.
Aglomerações
Rodrigo Drable também informou que vem recebendo reclamações de dois problemas que estão acontecendo. Um deles é sobre as agencias bancarias estarem lotadas. “Não temos gente o suficiente para fiscalizar todos os estabelecimentos. É necessário que o cidadão faça o controle de sua própria segurança”, ratificou.
Outro é com a lotação dos ônibus. De acordo com Drable, as empresas estão sendo multadas por estarem andando com os coletivos lotados. “Ainda não tenho como tirar esses ônibus da cidade, mas estamos pensando em uma forma de fazer isso se for necessário. Hoje não tenho meios, mas vou buscá-los”, disse, pedindo que o cidadão que não entre no transporte lotado para se preservar.
Permitindo funcionamento
Rodrigo também informou sobre a autorização para outras lojas específicas começarem a funcionar. De acordo com ele, após a Lojas Americanas obter na justiça o direito de funcionamento vendendo gêneros alimentícios, outros estabelecimentos com o mesmo seguimento poderão reabrir as portas. “A Lojas Americanas vende doces, não é arroz e feijão, mas ainda é alimento. Não é justo outros estabelecimentos do mesmo ramo permanecerem fechados enquanto a outra funciona”, finalizou.
Atualização do covid-19 em Barra Mansa
Em Barra Mansa já foram descartados 97 exames para a Covid-19, 17 ainda são suspeitos e seis deram positivo. Dos testes positivos, três deles já foram liberados do isolamento, por terem melhorado e por não representarem mais riscos de propagação da doença.