BRASÍLIA
Para ajudar a esclarecer as diferenças entre um simples resfriado, uma gripe ou o novo coronavírus, o Ministério da Saúde elaborou materiais explicando cada uma das síndromes e como os sintomas se manifestam. Confundir esses sintomas, segundo a pasta, pode gerar problemas, minimizando um cuidado necessário à prevenção contra a pandemia do Crovid-19.
No caso da febre, por exemplo, a ocorrência é comum em casos de Covid-19 e de gripe, mas rara em resfriados; Já os espirros são comuns em resfriados, mas raros tanto em gripes quanto em Covid-19; O nariz entupido aparece frequentemente em resfriados, às vezes em gripes e, raramente, em casos do novo coronavírus; E a dor de cabeça é rara em resfriados, comum em gripes e pode surgir em infecções pelo novo coronavírus.
Outra medida criada para auxiliar na análise dos sintomas e, que também ajuda a combater as fake news e tirar dúvidas é o novo aplicativo do Sistema Único de Saúde, o ‘Coronavírus-SUS’, que já está disponível para Android e IOS. O app funciona como uma espécie de ‘triagem virtual’. A ideia é oferecer uma fonte confiável de informações oficiais sobre o Covid-19, orientando usuários a procurarem ou não um serviço de saúde a partir de informações pessoais fornecidas.
FUNCIONALIDADES
O aplicativo ainda traz dicas de prevenção, descrição de sintomas, formas de transmissão, mapa de unidades de saúde e notícias oficiais sobre o coronavírus, para conscientizar e informar a população. O app também permite que o usuário busque unidades de saúde próximas, utilizando o serviço de geolocalização do celular.
Outra ferramenta que vem ajudando na divulgação das informações corretas, é o número do WhatsApp – (61) 99289-4640- , onde há uma apuração pelas áreas técnicas do Ministério da Saúde, que confirma a veracidade ou não, faz notícias e imagens enviadas.