Representantes de Câmaras de Vereadores aderem a Rede Nacional Legislativo Sustentável

0

ESTADO/ SUL FLUMINENSE

Vinte câmaras municipais do estado e o Tribunal de Contas do Estado (TCE), assinaram nesta quinta-feira na Alerj o termo de adesão à Rede Nacional Legislativo Sustentável. O evento foi realizado em parceria com o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico. A Rede é uma iniciativa do Senado federal, do Tribunal de Contas da União e da Câmara dos Deputados. A Alerj aderiu ao movimento em 2019. O objetivo da Rede é mobilizar as casas parlamentares para que busquem medidas administrativas, atos e processos mais sustentáveis, demonstrando preocupação com o meio ambiente.

Da região, estiveram representadas as câmaras de Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Piraí, Quatis e Vassouras. Um dos presentes, o presidente da Câmara de Piraí, vereador Alex Joaquim (PP), lembrou que o Poder Legislativo há alguns anos já desenvolve ações voltadas para a sustentabilidade. Para isso, instituiu o programa “Câmara Verde”, através da Resolução 608/2015. “A proposta que adotamos visa realizar e orientar práticas em favor do melhor aproveitamento de materiais utilizados nos serviços da câmara e dos resíduos decorrentes da referida utilização, bem como, na preservação do meio ambiente”, destacou o presidente Alex Joaquim, que foi recebido na solenidade pelo deputado estadual Gustavo Tutuca (MDB).

O presidente da Comissão de Meio Ambiente da Casa, o deputado Thiago Pampolha (PDT) presidiu o evento e afirmou que a Alerj vai abrir uma licitação para compra de material biodegradável. “Os copos de plásticos, se não forem imediatamente para reciclagem, causam impactos diretos no meio ambiente. Então, a Alerj colocou o pregão eletrônico de licitação para aquisição de copos biodegradáveis, em detrimento de produtos que são derivados de petróleo. Aqui na Alerj, os setores estão substituindo os copos de plástico por canecas. Temos outras ações também sendo realizadas e tenho certeza de que o nosso dever de casa é permanente”, ressaltou o parlamentar. Foram citadas também outras ações que estão sendo tomadas na Casa.

A subdiretora-geral do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro, Geiza Rocha, afirmou que será oferecido um grupo de WhatsApp para auxiliar os municípios a formularem planos de logística sustentável. “A ideia é estabelecer, a partir desse encontro e da adesão dos municípios, um canal de contato direto para que possamos compartilhar oportunidades de capacitação. Os municípios que não estiveram aqui hoje, ou que vieram para conhecer a proposta da rede e assinar na sequência, devem entrar no site Rede Legislativo Sustentável. Lá o interessado pode fazer a adesão via site”, disse Geiza.

 

Deixe um Comentário