SUL FLUMINENSE
A Secretaria de Saúde de Itatiaia confirmou nesta terça-feira, 3, que o caso suspeito de Coronavírus (Covid-19) foi descartado. Também hoje, no final início da noite, a Prefeitura de Porto Real informou que uma pessoa está com suspeita da doença. Já o boletim do Coronavírus da Secretaria Estadual de Saúde apontou 62 casos suspeitos, 20 a mais do que na segunda-feira. Um desses novos suspeitos está em Volta Redonda.
Sobre Porto Real, segundo informações da prefeitura, deu entrada hoje no Hospital Geral Municipal São Francisco de Assis uma paciente com suspeita de contaminação pelo Covid-19. A moradora de Barra Mansa, de 54 anos, foi encaminhada pela unidade de saúde do distrito de Floriano, onde relatou sintomas de gripe em uma viagem recente à Itália.
De acordo com a prefeitura, foram seguidos os protocolos do Ministério da Saúde, a Direção Médica do Hospital tomou medidas de proteção junto à paciente, fez os exames clínicos, laboratoriais, radiografia de tórax e a colocou em completo isolamento. “O exame de confirmação foi encaminhado para análise no Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen), no Rio de Janeiro. Por não se enquadrar nos critérios de internação, a paciente foi liberada e orientada para realizar o tratamento em isolamento residencial”, diz a nota da prefeitura, destacando que o acompanhamento da evolução do quadro da paciente com suspeita será feito pelas autoridades de saúde de Barra Mansa.
NOVA SUSPEITA EM VOLTA REDONDA
Segundo a Secretaria de Saúde de Volta Redonda, o novo caso suspeito é de uma paciente de 33 anos, com histórico de viagem para o exterior e apresentou sintomas respiratórios leves. “A paciente está sendo monitorada pela equipe da vigilância epidemiológica e aguarda o resultado do exame”, diz a nota da prefeitura.
No boletim do Governo do Estado, Volta Redonda aparece com dois casos suspeitos, mas o outro se trata de uma paciente de 70 anos, que a própria Secretaria de Saúde já descartou a suspeita, mas por ter que seguir a recomendação do Ministério da Saúde, o caso ainda aguarda confirmação do exame. “Uma paciente de 70 anos deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do Santo Agostinho, com sintomas respiratórios leves de início há 29 dias e com histórico de viagem para Europa. Portanto, segundo o protocolo determinado pelo Ministério da Saúde, a paciente não se enquadra como caso suspeito, uma vez que, o aparecimento dos sintomas foi superior aos 14 dias estabelecidos na definição de caso”, informou a nota enviada na última semana pela prefeitura.
CASO DESCARTADO EM ITATIAIA
Em Itatiaia, o caso suspeito foi noticiado pelo governo no sábado, 29 de fevereiro, de que um dia antes recebeu notificação de um caso suspeito de paciente infectado pelo Covid-19. De acordo com as informações recebidas pela Secretaria de Saúde do município, um idoso, deu entrada no Hospital Municipal Manoel Martins de Barros com sintomas respiratórios sugestivos, relatando ter retornado do exterior há cerca de 15 dias, tendo passado por países que estão na lista de risco da Organização Mundial da Saúde.
O paciente investigado em Itatiaia foi o segundo caso suspeito do Covid-19 nas Agulhas Negras. No dia 28 de fevereiro, a Secretaria de Saúde de Resende teve descartada a suspeita de uma jovem atendida no Hospital Unimed. O resultado do seu exame foi liberado pelo Lacen-RJ como negativo para a doença. Em Paraty também um casal suspeito de estar infectados tiveram teste negativo na última semana.
CASOS AINDA SUSPEITOS
Além das cidades mencionadas, em Barra Mansa ainda existem dois casos sendo investigados, Resende dois. Todos a espera dos resultados dos exames.
62 CASOS SUSPEITOS
Segundo informações da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro são 62 casos suspeitos de infecção pelo Novo Coronavírus (Covid-19) estão sendo monitorados. Os locais de residências dos pacientes foram identificados da seguinte maneira: Rio de Janeiro (22), Niterói (8), Petrópolis (4), Barra Mansa (2), Duque de Caxias (2), Macaé (2), Maricá (2), Resende (2), São Gonçalo (2), Volta Redonda (2), Belford Roxo (1), Campos dos Goytacazes (1), Nova Iguaçu (1) e Teresópolis (1). Há ainda cinco (5) casos de pacientes que residem no exterior e em outros estados brasileiros, além de outros cinco (5) suspeitos com local de residência em investigação.
Medidas de prevenção
– Proteger nariz e boca ao espirrar ou tossir
– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos
– Lavar frequentemente as mãos, especialmente após espirrar ou tossir
– Evitar ambientes com muita aglomeração
– Utilizar álcool em gel nas mãos
O que fazer em caso de suspeita?
Se estiver com febre ou sintomas respiratórios e tiver vindo de países com casos de coronavírus:
– Cubra o rosto com máscara cirúrgica
– Vá à unidade básica de saúde, hospital de emergência ou à UPA mais próxima
– Siga as orientações dos profissionais de saúde
– Siga as medidas de prevenção: lave as mãos frequentemente, cubra o rosto ao tossir e espirrar, não compartilhe objetos de uso pessoal, evite locais de grande aglomeração, utilize álcool em gel para as mãos.