QUATIS
A secretaria de Saúde do município informou que mesmo que o percentual do público –alvo para a vacinação contra o Sarampo já tenha atingido 90%, a imunização continua sendo realizada na cidade devido ao risco de um surto da doença em 2020 no estado do Rio de Janeiro. Mesmo estando com o percentual de imunização elevado, a Prefeitura alerta aos moradores que ainda não foram vacinados contra o sarampo, devem procurar imediatamente as unidades médicas da rede pública de saúde para receber o medicamento. Devem ser imunizadas as pessoas na faixa etária de seis meses a 49 anos de idade, sendo que os grupos mais vulneráveis são aquelas com idades de seis meses a quatro anos, e de 20 a 29 anos.
O coordenador do Programa de Imunização, Wendell Monteiro, lembra que, na semana passada, o Governo do Estado do Rio de Janeiro lançou a campanha estadual de intensificação de vacinação contra o sarampo, denominada “RJ Sem Sarampo”. Ele confirma que essa campanha, no âmbito estadual, vai até o dia próximo dia 13 de março.
Segundo as autoridades estaduais de saúde, caso a meta de 95% não seja alcançada em todos os 92 municípios situados no território fluminense, o estado poderá registrar mais de dez mil casos neste ano. No ano passado, em todo o território do estado do Rio de Janeiro, foram confirmados 373 casos de sarampo, um número muito maior do que os 20 episódios registrados no ano anterior (2018). “Felizmente, a cobertura em Quatis passa de 90%, mas o nosso trabalho é no sentido de que o nosso município e o nosso estado não registre nenhum caso de sarampo, pois uma vida é muito preciosa. E aqui lembramos que essa doença pode levar o paciente ao óbito. Por isso, renovamos o chamado aos moradores de Quatis ainda não imunizados: compareçam à unidade médica mais próxima e receba a dose”, destacou Monteiro.
PROGRAMAÇÃO
A programação de vacinação contra o sarampo nas unidades médicas da cidade segue o mesmo calendário de imunização contra a febre amarela, ou seja: segunda-feira na Clínica da Família; terça-feira, na Casa da Criança; quarta-feira no posto do Mirandópolis; quinta-feira, no posto do Jardim Independência e sexta-feira, no posto do Jardim Pollastri. As unidades médicas funcionam de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas.