RESENDE
O prefeito Diogo Balieiro Diniz (Democratas) destacou na quarta-feira, um aumento no atendimento do Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori, situado no bairro Jardim Jalisco. Segundo balanço, a unidade hospitalar registrou 13,5% de aumento no número de atendimentos, com base no comparativo dos três últimos anos.
De acordo com o chefe do Executivo, o crescimento significativo é resultado da boa qualidade dos serviços prestados à população, levando-se em contas todas as melhorias que está sendo realizadas no segmento, como o amplo processo de reforma pelo programa “Revitaliza Resende”’. Entre outros fatores que contribuíram para ganhar mais credibilidade dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), estão listadas a aquisição de novos aparelhos médicos e equipamentos e a capacitação dos profissionais da unidade. As transformações do Hospital refletiram na alta procura pelos pacientes, que passaram a buscar mais pelos serviços essenciais do município.
Atualmente, o Hospital de Emergência, que é referência em casos de urgência no Sul do Estado, contabiliza mais de nove mil atendimentos por mês. Em 2017, de acordo com o balanço da unidade hospitalar, foram realizados 95.578 casos atendidos. Em 2018, a estatística subiu para 101.730 atendimentos. Em 2019, o índice superou os anos anteriores, contabilizando 110.500 atendimentos. O balanço apontou um aumento aproximado de 13,5% nos casos de saúde registrados na unidade hospitalar.
Diogo destacou que o balancete mostra a realidade da conquista da confiabilidade depositada pelos usuários na atual gestão, acrescentando que a qualidade dos serviços permanece com a crescente demanda. “No último triênio, o Hospital Municipal de Emergência avançou em tecnologia de última geração com os novos aparelhos comprados, além de um ambiente mais moderno e confortável para os pacientes, a partir das intervenções promovidas pelo ‘Revitaliza Resende’. As obras já estão na quarta fase; já foram finalizados o Hospital da Criança Albert Sabin, o Centro de Tratamento Intensivo (CTI) e o Pronto Socorro e as Salas Vermelha e Amarela. A unidade ganhou uma nova subestação de energia e recuperou a antiga, além da instalação da iluminação de LED na área externa. Dentre as melhorias, ainda podem ser citadas a Farmácia 24 horas, o novo Centro de Reabilitação de Hidroterapia, a construção da nova sala de medicação, a contratação de empresa especializada para os trabalhos de limpeza e a compra de duas remessas de enxoval hospitalar. Não é por acaso que Resende foi eleita a oitava melhor saúde do País, no Ranking Connected Smart Cities 2019”, enumerou o prefeito, acrescentando que devido as mudanças positivas, a população passou a ter mais recursos de alta tecnologia disponíveis para tratamentos de qualidade e agilidade nos atendimentos, valorizando, desta forma, a relação entre o hospital e os seus usuários. “Uma das prioridades da atual gestão é o atendimento mais humanizado, visando acolher cada paciente com uma infraestrutura melhor, moderna e confortável, e condições necessárias para o bem-estar emocional”, reforçou.