BARRA MANSA
No final da tarde de quarta-feira, dia 8, com a chuva de aproximadamente 49 milímetros, o Rio Barra Mansa transbordou, atingindo os bairros Nova Esperança, São Luiz, Boa Sorte, Piteiras, Jardim Marajoara e Santa Clara. O Rio Bananal chegou a ficar em seu limite máximo, preocupando os residentes que moram por onde ele passa. Na quinta-feira, dia 9, o nível dos rios voltou ao normal, mas a Defesa Civil alertou a probabilidade de novos temporais e a população deve ficar atenta.
Ainda ontem as equipes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) deram início a limpeza das ruas, retirando a lama e recolhendo os entulhos que foram gerados pelas chuvas. Além disso, a Secretaria de Assistência Social começou a contabilizar as necessidades da população, fazendo cadastro das famílias atingidas. Segundo informações da Prefeitura de Barra Mansa, dois litros de cloro foram entregues aos moradores, com a orientação para diluir em dez litros de água para a limpeza.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Sérgio Mendes, as chamadas de emergência foram poucas. “Houve duas chamadas para o Centro. A primeira na Rua Michel Wardini, onde ocorreu o desmoronamento de um muro interditando a rua. E a segunda na Rua Francisco Vilela, onde a fachada de um prédio antigo caiu e a área foi isolada, sem transtornos maiores.
O Saae informou também que a Estação de Tratamento de Água (ETA) do bairro Colônia Santo Antônio foi paralisada devido a força da água no Rio Bananal. O órgão solicitou o uso racional da água até que o problema seja resolvido.