Barra Mansa
A idosa Ana Celestina de Matos Gama, completará 105 anos na próxima quinta-feira, dia 9, data em qual será realizada uma missa em sua homenagem no distrito Nossa Senhora do Amparo, em Barra Mansa. Ela teve 19 filhos, 68 netos, 72 bisnetos e 32 tataranetos. A família de Ana Celestina se reunirá para homenageá-la, às 18 horas, em sua residência no distrito.
Mesmo com a idade, dona Ana ainda tem seus períodos de lucidez. Ela anda com auxilio de ajuda, faz uso de medicamentos para a manutenção da sua saúde, mas não é portadora de nenhuma doença crônica. A única coisa que foi afetada ao longo destes 105 anos foi a sua audição.
Segundo um de seus filhos, Ede Matos da Gama, de 71 anos, a sua mãe já participou de oito gerações e ainda está firme e forte. “Ela tem algumas dificuldades para andar e para ouvir, mas ela ainda está muito saudável”, comemorou, expressando admiração pela força que sua mãe tem. “Ela trabalhou até os 92 anos, quando conseguiu se aposentar. É uma pessoa maravilhosa e magnífica. Nós queremos homenageá-la pela forma e por ser uma guerreira”, finalizou.
Sobre Ana Celestina
Barra-mansense e moradora do Distrito Nossa Senhora de Amparo, Ana Celestina de Matos Gama nasceu em 1915, casando-se aos 16 anos com José Rodrigues da Gama (que faleceu em 1987). Com ele, Ana criou 19 filhos, dos quais quase a metade já faleceu.
Segundo dona Ana conta, ela trabalhou na roça ao lado do marido, que era produtor rural e leva levava todos os filhos para o trabalho duro e difícil no campo, e os mais velhos ajudavam a olhar os mais novos. A família plantava de tudo um pouco, como café, feijão, milho, arroz, frutas, verduras e legumes e a produção de leite, que era o sustento da família.
Ana Celestina só conseguiu se aposentar aos 92 anos, devido a demora do reconhecimento do inss como produtora rural. Até os dias atuais ela é devota de Nossa Senhora Aparecida e assiste regularmente as missas transmitidas pela televisão e reza seu tradicional terço.