BARRA DO PIRAÍ
Um cenário positivo na saúde da cidade. Nesta sexta-feira, 3, a Prefeitura de Barra do Piraí divulgou que a Nova Santa Casa fechou o ano de 2019 com todos os salários em dia, incluindo o 13º dos funcionários, além dos pagamentos de médicos e fornecedores. O mesmo aconteceu nos outros dois hospitais da cidade, Cruz Vermelha e Maternidade Pérola do Vale, que são geridos em parceria com a administração pública. O secretário de Saúde, Juberto Folena de Oliveira Júnior, avalia o cenário como positivo, sobretudo, levando em consideração a crise em hospitais de grandes capitais brasileiras, como o Rio de Janeiro.
Segundo o secretário, os hospitais de Barra do Piraí se destacam no tocante às contas de 2019. “Graças ao trabalho de gestão austera e à correta aplicação dos recursos públicos, estamos na contramão de toda essa crise”, sublinha Júnior ao se referir aos hospitais da região.
O prefeito Mario Esteves (Republicanos) também classifica os resultados financeiros da Santa Casa e demais hospitais barrenses, no ano passado, como satisfatórios. “Se olharmos para um passado não muito distante, quando, em 2016, os médicos da Santa Casa pediram demissão em massa, e os salários de funcionários estavam atrasados há cinco meses, ter fechado 2019 com a casa em ordem ganha um significado ainda maior. A transformação começou em 2017, quando, no segundo mês de governo, fizemos a intervenção no hospital. Não quer dizer que todos os problemas financeiros foram resolvidos, mas, sim, que há compromisso por parte da prefeitura em se empenhar cada vez mais na busca pela recuperação do setor”, concluiu.