Notas & Notas – 30 de agosto de 2019

0

ILUMINAÇÃO COM LED

Foto: Divulgação


A Prefeitura de Resende deu andamento aos investimentos para melhorias na estrada que dá acesso ao bairro Jardim do Sol. Após os trabalhos de pavimentação, a  Avenida Jefferson Geraldo Bruno ganha também nova sinalização e vai contar com um sistema moderno de iluminação com LED de 150 Watts. O objetivo é garantir maior segurança e conforto para quem trafega ou passa pelo local. O projeto prevê a instalação de 30 novos postes com luminárias com LED, espalhados pelos 900 metros da estrada.

LED NO ACESSO AO BAIRRO JARDIM DO SOL

A instalação da nova rede de iluminação começou imediatamente após a finalização dos serviços de infraestrutura e sinalização da pista, que ganhou nova rede de drenagem, asfalto e sinalização. Ainda no início desta semana, a prefeitura concluiu as obras de asfaltamento na estrada de acesso ao Jardim do Sol, que ganhou ainda uma calçada com acessibilidade. Da mesma maneira, a Rua Netuno, onde foi instalada uma nova rede de drenagem, recebeu pavimentação. No total, a prefeitura investiu R$ 3.740.314,74 nestas obras de infraestrutura.

NOVA PRAÇA

Além disso, o bairro será contemplado com uma nova praça, que ficará na Estrada Franco Faggian, com previsão de conclusão em aproximadamente cinco meses. O projeto tem duas mesas de tênis de mesa, área para ginástica, espaço coberto para jogos como dama, xadrez e dominó, pista de caminhada, parquinho  e bancos para descanso. O espaço receberá ainda um trabalho de paisagismo e uma fonte.

ALEITAMENTO MATERNO

Agentes de saúde, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, participaram na tarde da última quarta-feira, dia 28, no Centro de Capacitação de Itatiaia, de palestras sobre aleitamento materno. A capacitação contou com as psicólogas, Viviane Almeida e Lucilene Macedo, que abordaram os aspectos emocionais da maternidade, a importância da rede de apoio para a família e ainda como os agentes de saúde podem auxiliar e encorajar as mães à amamentarem. A enfermeira obstétrica, Andréa Millen, conversou com os profissionais de saúde sobre as questões práticas que envolvem a amamentação, a importância de uma “pega” correta, as posições certas para amamentar e o papel da enfermagem neste momento.

AGOSTO DOURADO 2019

O Agosto Dourado 2019 promove a amamentação no Brasil com base no slogan ‘Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação: hoje e para o futuro!’. O objetivo é conscientizar pais e familiares sobre seu papel no apoio à prática do aleitamento materno, criando um ambiente que permita a mãe manter a amamentação como fonte exclusiva de nutrição nos primeiros seis meses de vida e como fonte complementar até os dois anos de idade. A campanha será realizada no mesmo mês em que é celebrada a Semana Mundial do Aleitamento Materno. A SMAM é promovida anualmente pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba, na sigla em inglês), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em mais de 170 países.

13 ANOS DA LEI MARIA DA PENHA

Uma roda de conversa realizada ontem, dia 28, na Câmara de Itatiaia, no Centro, marcou o encerramento da programação de aniversário dos 13 anos da Lei Maria da Penha. O evento, organizado pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres reuniu autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, representantes das Polícias, Militar e Civil, demais autoridades e a população em geral. Os números da violência no país foram lembrados pela juíza da comarca de Itatiaia, Dra Carolina de Almeida. “O Brasil é o 5º país colocado em casos de feminicídios, 65% das vezes o agressor é conhecido das mulheres e 75% das mulheres já sofreram algum tipo de violência doméstica ou de gênero. Às vezes a mulher nem percebe que está sendo vítima de violência de gênero, porque é já tão comum na nossa sociedade que a mulher tem dificuldade de perceber, porque acha que  é normal”, disse.

PRESENTES NA RODA DE CONVERSA

A roda de conversa contou ainda com a presença do presidente do Legislativo, Jair Balbino, do Promotor de Justiça da Comarca de Itatiaia, Dr. Marcel Pereira, da Comandante do 37º Batalhão da Polícia Militar, Andreia Campos, da Inspetora da Delegacia Civil de Itatiaia, Ana Maria Pavaneli Abdo, da Coordenadora do Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (NIAM), de Resende, Marilene Burçad, da Psicóloga do Fórum de Resende,  (área de combate a violência doméstica), Lisiane Flores.Também estiveram presentes ao evento os vereadores, José Adelson (o Toroca), Anderson Luiz (Anderson da Saúde) e  Leonardo de Carvalho.

LUTA PELOS DIREITOS FEMININOS

A celebração dos 13 anos de criação da Lei Maria da Penha’ (Lei 11.340 de 7 de agosto de 2006), um marco na luta pelos direitos femininos, teve início em Itatiaia no dia 7 de agosto, com uma campanha de conscientização em 10 bairros da cidade. Durante a campanha foi realizada a distribuição de material informativo sobre os serviços oferecidos pela Secretaria e de sacolas ecobags personalizadas com a marca da campanha, além de sorteio de camisas. A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres funciona na Rua Cel José Mendes Bernardes, nº 14, no Centro. Mais informações pelo telefone (24) 3352-1339.

MÚSICA NA FEIRA EM RESENDE

A Prefeitura de Resende, através da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda e da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, promove no próximo domingo, dia 8, mais uma edição do projeto “Música na Feira”. A apresentação será no deck localizado próximo à Ponte Velha, às 10h30min. Neste domingo, o projeto terá muito rock and roll com a banda Garage 443, que vai apresentar um repertório privilegiando o som nacional, enquanto o público passeia e faz compras na tradicional Feira Livre montada no bairro Campos Elíseos.

O RISCO DO TABACO

Ontem, dia 29, foi o Dia Nacional de Combate ao Fumo e a Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde, realizou uma campanha de conscientização sobre os perigos do uso do tabaco. A ação foi realizada no Centro de Especialidades Médicas (CEM), na Japuíba, das 8h30min às 12h30min, com o tema ‘Tabaco e a saúde pulmonar’. Profissionais ligados à saúde bucal, nutrição, tuberculose e fonoaudiologia também marcaram presença. O evento contou com a exibição de banners e distribuição de panfletos para os moradores e pacientes da unidade, visando sensibilizar a sociedade sobre os prejuízos que o tabaco acarreta, seja socialmente, economicamente, ambientalmente e, principalmente, na saúde.

AÇÕES TAMBÉM EM VOLTA REDONDA

Foto: Geraldo Gonçalves/PMVR


Em Volta Redonda, ontem também aconteceram atividades do programa Escola Preventiva, da Coordenadoria de Prevenção às Drogas (CMPD), em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo. Os alunos das escolas municipais Damião Medeiros, na 249, e Miguel Couto Filho, no Jardim Normândia, receberam o PAES (Projeto de Arte, Educação e Saúde),voltado para alunos da creche até o 5º ano do ensino fundamental. A coordenadora de Projetos da CMPD, Mônica Cândido, contou que a abordagem com as crianças é feita por meio de teatro de fantoches. O teatro foi apresentado no turno da tarde na Escola Municipal Miguel Couto.

CAPACITAÇÃO

Já o coordenador municipal de Prevenção às Drogas, Ricardo Cunha, esteve na tarde de ontem na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF), no bairro Siderópolis, para promover a capacitação “Prevenção seletiva: protocolo de acolhimento a adolescentes com o uso de álcool e outras drogas na UBSF”. Todos os funcionários da unidade participaram da palestra, que faz parte do programa Educação Permanente, que capacita líderes na gestão municipal.

TEMAS AMBIENTAIS

Professores ligados as áreas de bióloga, geografia, bioquímica e engenharia ambiental em dois blocos de aula, com os alunos do MEP, em Volta Redonda, nessa semana, estudaram as relações das pessoas e meio ambiente.  De forma contextualizada, os professores destacaram às políticas ambientais do governo federal, buscando oferecer argumentações técnicas para uma melhor argumentação na elaboração de redação, com vista ao Enem. Dentro do contexto, os professores foram duramente críticos às políticas governamentais do governo atual.

CALÇADÃO DA VICENTINA

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, entregará as obras de revitalização do ‘Escadão’ de acesso ao bairro Vicentina II, nesta sexta-feira, dia 30. A inauguração, mais um importante marco do programa ‘Revitaliza Resende’, será realizada às 18h30min, na escadaria que interliga as Ruas Prefeito Clodomiro Maia e Benedito Lacerda de Almeida. O espaço foi totalmente repaginado, com uma nova rampa de acessibilidade para facilitar a passagem de ciclistas, parque infantil, iluminação de LED e a escada restaurada.

DEVOLVENDO PÁSSAROS À NATUREZA

Foto: Divulgação


Uma equipe da Secretária Municipal de Meio Ambiente de Volta Redonda (SMMA) devolveu à natureza 11 pássaros silvestres, que foram apreendidos durante uma operação da Guarda Ambiental, no último dia 27. Os animais foram soltos na manhã de ontem, no local onde será criado o Parque Natural Municipal de Volta Redonda, próximo à Rodovia dos Metalúrgicos. Os animais passaram por uma avaliação no zoológico municipal, onde os veterinários analisaram as condições de saúde, estando aptos para voltarem à natureza. Dentre as aves devolvidas ao habitat natural estavam tico-tico, tiziu, sabiá e trinca ferro.

DENÚNCIA

Para qualquer denúncia sobre maus tratos a animais, basta ligar para o bombeiro ou para a Secretaria de Meio Ambiente (3350-7123) que irá recolher esses animais. Além disso, também podem contar com o aplicativo Fiscaliza VR para demandas.

COQUETEL DE LANÇAMENTO

Aconteceu na quarta-feira, 28, no Salão Nobre do 28° Batalhão da Polícia Militar (BPM), no bairro Voldac, em Volta Redonda, o coquetel de lançamento do 16° Salão de Artes Plásticas do 28° BPM. A comandante do BPM, tenente coronel Luciana, acompanhada da artista plástica Dilma Carvalho, curadora do Salão, receberam várias pessoas entre artistas plásticos, autoridades e comerciantes locais que se empenharam em participar ativamente do lançamento do Salão de Artes.

AUDIÊNCIA EM VOLTA REDONDA

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Feminicídio, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), realiza nesta sexta-feira sua segunda audiência pública itinerante, que acontecerá em Volta Redonda. O encontro será às 10 horas, na câmara. “As reuniões itinerantes da CPI têm o objetivo de conhecer de perto a realidade de outros municípios”, afirmou a presidente do grupo, deputada Martha Rocha (PDT).

ANGRA CELEBRA DIA DA CULTURA CAIÇARA

A Praça Zumbi dos Palmares, no Centro de Angra dos Reis, vai ser palco nesta sexta-feira de uma grande programação em comemoração ao Dia da Cultura Caiçara. As atividades começam às 9h30min, com uma Oficina de Pintura. Às 10 e às 15 horas, o público vai poder conferir o espetáculo ‘Viagem à Baía dos Reis’, encenado pelo grupo teatral Cia da Lua, que contará a história de Angra dos Reis, desde a chegada dos portugueses até as tradições folclóricas do município. Logo após, às 16h30min, haverá uma roda de capoeira com o grupo da Abadá-Capoeira.

ROUBO DE BICICLETA

Policiais da 2ª Cia. do 38º Batalhão da Polícia Militar (BPM) recuperaram uma bicicleta roubada e prenderam o autor em flagrante na tarde de quarta-feira, dia 28, em Paraíba do Sul. O crime aconteceu na Rua Visconde do Rio Novo, no Centro, e o criminoso, de 19 anos, foi localizado com a bicicleta na localidade da Barrinha, sentido ao bairro Habitat. O caso foi registrado na 107ª Delegacia de Polícia (DP).

TORNEIO DE TÊNIS 2019

Na noite de quarta-feira, dia 28, foi realizada mais uma rodada do Torneio de Tênis 2019 que está sendo disputado no Santa Helena Country Club, em Barra Mansa, e que conta com a participação de 70 tenistas entre homens, mulheres e crianças com idade a partir dos dez anos. Na primeira partida da noite, pela Classe C, Vitor venceu Cláudio Marcolan por 2 sets a 1, parciais de 1×6/6×4/10×8. Na segunda partida, João Paulo venceu Gustavo pelo placar de 2 sets a 0, com parciais de 6×2/6×2.

ANGRA CELEBRA DIA DA CULTURA CAIÇARA

A Praça Zumbi dos Palmares, no Centro de Angra dos Reis, vai ser palco nesta sexta-feira de uma grande programação em comemoração ao Dia da Cultura Caiçara. As atividades começam às 9h30min, com uma Oficina de Pintura. Às 10 e às 15 horas, o público vai poder conferir o espetáculo ‘Viagem à Baía dos Reis’, encenado pelo grupo teatral Cia da Lua, que contará a história de Angra dos Reis, desde a chegada dos portugueses até as tradições folclóricas do município. Logo após, às 16h30min, haverá uma roda de capoeira com o grupo da Abadá-Capoeira.

Um Fato na Foto

Sete mil pessoas na abertura dos Jogos Estudantis  de Volta Redonda

Foto: Gabriel Borges/PMVR

Com ações interativas, atividades culturas e o desfile de mais de 40 instituições, ocorreu à abertura dos Jogos Estudantis de Volta Redonda (Jevre) que levou mais de sete mil pessoas, ontem, para Arena Multiuso da Ilha São João. A cerimônia contou com a participação do atleta de ginástica de Volta Redonda, Caio Souza, medalhista de ouro no Pan Americano de 2019, e do campeão olímpico de voleibol, Nalbert Bitencount. Mais de 70 unidades escolares vão participar dos Jogos Estudantis. Nalbert enfatizou a importância dos Jogos Estudantis e os benefícios do esporte. Já Caio Souza, desejou boa sorte aos competidores.  

Deixe um Comentário