8º Festival de Curimba do Sul Fluminense encerra a IV Semana do Povo Preto em Volta Redonda 

Evento acontece neste domingo (23), no Memorial Zumbi 

Por Carol Macedo
whatsapp image 2025 11 19 at 12.37.18

VOLTA REDONDA

O município de Volta Redonda (RJ) recebe mais uma edição do Festival de Curimba do Sul Fluminense, que acontece neste domingo (23), no Memorial Zumbi. O evento gratuito, realizado pelo Centro Espírita Nossa Senhora da Guia (CENSG), reúne 11 terreiros para uma competição de composição de pontos e cantigas de Umbanda. A 8ª edição, que tem como tema “Zé Pelintra — do Catimbó à Lapa”, apresenta artistas renomados na musicalidade de religiões de matrizes africanas como a cantora Glória Bonfim, o Mestre Sapopemba, Thuan, Pedro Lima, além de artistas locais como DJ Josafá e o grupo A Voz da Cabaça, composto por filhas(os) do CENSG.

Os portões do Memorial Zumbi serão abertos ao público às 10h com o Mercado das Marias reunindo dezenas de expositoras(es) de variados nichos da produção artesanal e economia criativa. As apresentações musicais começam a partir das 14h, com artistas convidados e terreiros que concorrem às categorias: tema livre, tema especial, melhor intérprete e melhor torcida.

Sid Soares, pai pequeno do CENSG e produtor cultural, destaca os diferenciais desta edição do evento, encerrando a IV Semana do Povo Preto, que contou com cinco atividades como exposição fotográfica, oficina de palhaçaria de Folia de Reis, exibição de audiovisual e palestra sobre empreendedorismo negro.

“Esta edição traz a força de um dos encantados mais populares do país, resgatando as raízes de Zé Pelintra, mestre do Catimbó que veio de Alagoas para Lapa trazendo todo o seu conhecimento em medicina ancestral. Resgatar essa história é resgatar a nossa brasilidade, as origens do nosso povo. Estamos muito felizes com a participação de terreiros aqui da região e de outros estados como Minas e Goiás. Preparamos tudo com muito carinho para receber o público neste domingo para uma celebração de fé, negritude, respeito, cultura e democracia religiosa”, afirmou Pai Sid Soares, idealizador do evento.

Confira a programação:

10h- Abertura dos portões com o Mercado das Marias

14h-Apresentação A Voz da Cabaça (CENSG)

14h30- Thuan

14h50- Apresentações da categoria Tema Livre

16h40- Mestre Sapopemba

17h- Apresentações categoria Tema Especial

18h50- DJ Josafá

19h20- Glória Bonfim

20h- Divulgação dos vencedores do Festival

A realização do 8º Festival de Curimba do Sul Fluminense conta com a parceria da Fundação CSN, Associação LIA (Laboratório de Inovação Aplicada), Secretaria Municipal de Cultura (SMC), Conselho Municipal de Política Cultural de Volta Redonda (CMPCVR).

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos