Notas & Notas – 17 de agosto de 2019

0

AUTOSSUFICIENTE EM ENERGIA ELÉTRICA

Foto: Divulgação


A diretoria da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda já definiu o local onde será instalada a Usina Fotovoltaica da AAP-VR. Após ser aprovada, em assembleia, pelos associados, o projeto, em parceria com a Light, já começa a dar seus primeiros sinais de vida. Foi definido que será implantada na entrada da Sede Campestre. A Usina Fotovoltaica será uma inovação sustentável, que tornará a AAP autossuficiente em energia, sem contar a eficiência energética que isso irá proporcionar em relação ao meio ambiente.

BUSCA POR ESPECIALISTAS

A rotina do engenheiro, independente da área, é bastante ligada à prática da profissão. Porém, atualmente, com a inserção de outras tecnologias no dia a dia das empresas, diversas novas tendências têm tomado conta do setor e algumas áreas ganharam destaque. No segmento metalmecânico, por exemplo, as organizações estão apostando cada vez mais em temas como a Indústria 4.0 e, por consequência, causa uma grande demanda por profissionais qualificados. Por esse motivo também a perspectiva de oportunidades de trabalho para o Engenheiro de Projetos Mecânico é boa, já que há um forte setor.

ÁREAS DE ESPECIALIZAÇÃO

Outra área de grande importância, apesar de não ser nenhuma novidade, é a de segurança do trabalho. A legislação brasileira na área exige, obrigatoriamente, que as empresas façam investimentos eficazes e rigorosos, principalmente na prevenção de acidentes, monitoramento dos riscos ambientais e atendimento a emergências, além de ter nos quadros de funcionários, profissionais especializados em Engenharia de Segurança do Trabalho.

SE PROFISSIONALIZANDO

Estar preparado e atualizado para atuar na área pretendida é importante para o profissional que deseja aperfeiçoar competências específicas dentro de uma área. Os resultados vêm em forma de novas oportunidades de crescimento no mercado de trabalho. Especialmente na região sul fluminense, cursos nestas áreas estão sendo ofertados para preencher a demanda e movimentar a economia local. O Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) está com inscrições abertas para as especializações em Engenharia de Projetos Mecânicos e Engenharia de Segurança do Trabalho. Os cursos têm início em setembro deste ano e mais informações podem ser obtidas no site da instituição.

CAPACITAÇÃO PARA ASSISTÊNCIA SOCIAL

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, por meio da Secretaria Executiva de Assistência Social, vai promover na terça, dia 21, e quarta-feira, dia 22, uma capacitação de Educação Permanente do Sistema Único da Assistência Social (Suas) para 60 funcionários que atendem nos Cras, Creas e Abrigos. O encontro vai acontecer na Unicesumar – Rua Coronel Carvalho, nº 300, Centro de Angra dos Reis – das 8 às 17 horas.

MELHORANDO O SERVIÇO

A formação vai possibilitar implementar impactos na qualidade do atendimento dos serviços, na estratégia da metodologia de trabalho, na modalidade do acompanhamento das famílias dos segmentos, criança, adolescente, adultos e pessoas idosas e também nas suas condições de vida dentro das vulnerabilidades encontradas nos territórios.

TEMAS ABORDADOS

Serão discutidos no encontro os seguintes temas: A Proteção Social e o desafio da garantia de direitos; A Proteção Social no Suas e a Família; Linha de cuidado aplicada à Assistência Social eu seu significado e operacionalização; Procedimentos metodológicos e Trabalho social com famílias, caso a caso.

PROGRAMA PARA INCLUSÃO DE JOVENS

Em uma iniciativa inédita no Estado do Rio, uma força-tarefa reunindo as secretarias estaduais de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais e Educação, o Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), o RioSolidario, entidades formadoras e o Sistema S lançou o Programa Geração Futuro que tem como base as determinações da Lei da Aprendizagem, que determina que empresas com o quadro a partir de sete funcionários destinem de 5% a 15% de suas vagas à contratação de jovens com idade entre 14 e 24 anos na condição de aprendizes. A faixa etária beneficiada pelo programa é preocupante: quanto menor a idade, maiores são as taxas de desemprego. Hoje, 60,5% dos jovens de 14 a 17 anos estão desempregados.

QUALIFICAÇÃO

Em um primeiro momento, o Geração Futuro levará, prioritariamente para a rede pública estadual, orientação e qualificação profissional para jovens a partir de 14 anos. Após essa qualificação, o foco será potencializar as oportunidades para a primeira experiência profissional, encaminhando os alunos para as vagas de jovens aprendizes, estágios e contratações convencionais. O evento de lançamento do Geração Futuro aconteceu nesta quinta-feira, dia 15, na Fecomércio RJ, e teve como protagonistas jovens que por meio dos Programas Primeiro Emprego e Jovem Aprendiz conseguiram colocação no mercado de trabalho.

RUA CABO FRIO RECEBE OBRA DE DRENAGEM

Em pouco tempo, os moradores que residem na Rua Cabo Frio, na Japuíba, em Angra dos Reis, deixarão de conviver com um crônico problema de alagamentos que causava danos à comunidade local. A prefeitura, por meio de uma parceira da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Secretaria Executiva de Serviço Público) e o Serviço Autônomo de Captação de Água e Tratamento de Esgoto (Saae), iniciou na quinta-feira, dia 15, a implantação de uma rede de drenagem de águas pluviais. Vão ser instalados 192 metros de rede, separando o esgoto das águas pluviais, pois antes esta ligação era conjunta. A expectativa é de que as nossas equipes terminem o trabalho em 20 dias.

RECADASTRAMENTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS

A Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Administração e da Empresa de Processamento Dados (EPD VR) iniciou ontem um novo recadastramento dos servidores públicos ativos da administração direta e indireta da cidade. O objetivo é atualizar dados dos funcionários. O secretário municipal de Administração, Carlos Baía, contou que o prazo para efetuar o recadastramento vai até o dia 31 de agosto e após essa data os servidores que estiverem fora do sistema terão seus pagamentos suspensos.

ATENDIMENTO A VÍTIMAS DAS CHUVAS

Três meses após as fortes chuvas que assolaram Barra Mansa, causando as cheias dos Rios Barra Mansa e Bocaina e deixando diversas famílias desalojadas e outras desabrigadas, a prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, continua realizando diversas ações direcionadas aos moradores atingidos pela catástrofe. Uma das iniciativas é a doação de roupas, alimentos, móveis, materiais de limpeza e utensílios domésticos. Esses materiais foram arrecadados junto à população através de campanhas de solidariedade.

FORÇA TAREFA

Uma força-tarefa envolvendo soldados do Tiro de Guerra e representantes de instituições de caridade do município e da região Sul Fluminense vem sendo realizada com foco em uma destinação final desses materiais. Vânia Maria de Jesus, 55 anos, moradora do bairro Siderlândia, revelou que perdeu todos os pertences pessoais com as chuvas de abril. “A doação de roupas foi super importante para proteger meus quatro filhos do frio e para que eles tivessem no dia a dia o que vestir”, disse.

MANUTENÇÃO PREVENTIVA

 A Concessionária Águas das Agulhas Negras, de Resende, informa que fará manutenção preventiva na Estação de Tratamento de Água (ETA) 31 de Março, neste domingo, dia 18, das 8 às 15 horas. Com isso, o abastecimento dos bairros Vicentina I e II, Morro do Batista e Morro do Machado pode ser comprometido. A orientação é para que os moradores usem água de forma consciente nesse período.

CAPACITAÇÃO SOBRE SÍFILIS

Cerca de 200 médicos e profissionais da enfermagem participaram do primeiro Fórum de Diagnóstico e Manejo Ambulatorial da Sífilis Congênita de Volta Redonda, doença de transmissão sexual, na tarde de ontem. A iniciativa foi realizada pela secretaria municipal de Saúde, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Divisão de Área Técnica e Educação em Saúde e Setor de Saúde da Criança e Adolescente, no auditório Centro Universitário Geraldo de Biase, no Aterrado.

PALESTRA

O Fórum contou com a palestra do médico infectologista, Eduardo Rafael Ulloa Candanoza, que tratou do tema “A abordagem da sífilis congênita: diagnóstico e manejo ambulatorial” e da enfermeira coordenadora do Setor de Epidemiologia, Milene Paula Souza, que abordou o tema “Perfil epidemiológico do município de Volta Redonda”.

ABERTURA AGROFEST

Foto: Chico de Assis/PMBM


Começou na quinta-feira, a 14ª edição da tradicional Agrofest – Festa da Agricultura Familiar, no distrito de Santa Rita de Cássia, em Barra Mansa. A abertura foi feita pelo prefeito Rodrigo Drable. O evento, que celebra e propaga a importância do produtor rural e do trabalho no campo, segue até amanhã, com muitas atividades para a família, como shows, concursos e comidas típicas. Hoje, a festa começa a partir das 17 horas, com a chegada dos motociclistas de Barra Mansa e região, às 20h30min se iniciam os shows. No domingo um almoço mineiro será servido às 12 horas. às 13 horas acontece o concurso Frango Salada Fest e às 14 horas Festival de Prêmios. Para as crianças às 16 horas, Show com Galinha Pintadinha e às 17h30min os demais shows da festa.

DISCUSSÃO PEDAGÓGICA

A Secretaria de Educação de Volta Redonda realizou ontem uma Discussão Pedagógica em 43 unidades escolares dos anos iniciais do município. A ação faz parte da primeira fase do Prêmio Praticando, para docentes do primeiro ao quinto ano. As atividades foram realizadas durante a manhã e tarde nas unidades e teve como objetivo a troca de experiências entre os profissionais.

OCUPAÇÃO CULTURAL

Os espaços públicos de Barra Mansa tem cada vez mais, oferecido música, cultura, animação e principalmente, tranquilidade e segurança. O próximo fim de semana não será diferente. Já tradicionalmente esperado, o Calçadão Dama do Samba Paula de Jesus Francisco (Beira Rio), será tomado por muito samba e charme no sábado, a partir das 14 horas. Haverá também samba e Baile Charme.

PRESIDENTE ESPERADO

O presidente da República Jair Bolsonaro (PSL) chegou a Resende na noite de ontem. Ele participa neste sábado, às 11 horas, da tradicional cerimônia de entrega de Espadins aos cadetes do 1º ano na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). São 411 cadetes pertencentes à Turma Bicentenário da Independência.

MULHER É SOCORRIDA APÓS CAIR DA PONTE EM BM

Uma mulher, de 57 anos, moradora da cidade de Bananal (SP), foi resgatada do Rio Paraíba do Sul, na noite de quinta-feira, dia 15. Ela foi salva depois de ter caído da Ponte dos Arcos, no Centro de Barra Mansa. O fato ocorreu por volta das 22h30min e chamou a atenção de populares. Um morador da Rua Eduardo Junqueira foi quem conseguiu resgatar a mulher das águas ainda com vida. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e levou a mulher para o hospital.

JOGOS INTERCLASSES DE ITATIAIA

Os ‘Jogos Interclasses’, uma iniciativa da Secretaria de Educação, realizado pela Prefeitura de Itatiaia e que tem o apoio da Secretaria de Esporte de Lazer, seguem com atividades esportivas para cerca de 700 estudantes da Rede Municipal de Ensino, até hoje. A competição reúne alunos das faixas etárias dos 10 aos 15 anos, de seis escolas. Os horários das práticas esportivas são adaptados as necessidades e flexibilidade de cada unidade, junto a grade curricular. Os estudantes participam futsal, voleibol, handebol, queimada, tênis de mesa e atletismo.

BOLSAS PARA ATLETAS DE BASE

O governo federal discute a ampliação do programa Bolsa Atleta para mais 5 mil estudantes com foco na atuação em olimpíadas municipais e regionais. A informação foi divulgada pelo ministro da Cidadania, Osma Terra, em cerimônia em que o presidente Jair Bolsonaro recebeu atletas que competiram e obtiveram medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Lima, encerrados neste mês.

Um Fato na Foto

Orientando ambulantes

Foto: Divulgação/PMVR

Uma equipe formada por profissionais da Secretaria Municipal de Fazenda (SMF) e da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) realizaram na manhã de ontem, uma ação de caráter orientativo com ambulantes e comerciantes na Avenida Sávio de Almeida Gama, no bairro Retiro. O objetivo foi conversar com os ambulantes sobre a importância de se regularizarem, além de orientar os comerciantes sobre o espaço público das calçadas. “Já tivemos algumas ações desde o ano passado, na Amaral Peixoto, na Vila Santa Cecília. Essa operação é muito importante, porque, após várias orientações, o próximo passo é a fiscalização. Vale lembrar que estamos oportunizando centenas de ambulantes a se regularizarem”, explicou o secretário municipal de Fazenda, Fabiano Vieira. A prefeitura já liberou cerca de 200 alvarás para ambulantes.

 

Deixe um Comentário