Notas & Notas – 20 de julho de 2019

0

VISITANDO OS REPAROS

O Cine Araujo, localizado no Park Sul em Volta Redonda, está com promoção em seu balde temático de pipoca. Até durar o estoque ele sai pelo mesmo preço da pipoca grande. A promoção só não vale para a temática do Homem Aranha-Longe de Casa.

VISITANDO OS REPAROS

O vereador, Sideney Dinho, de Volta Redonda, esteve esta semana acompanhando os funcionários da prefeitura realizando reparos nos ‘mata-burros’ da Rua da Mantiqueira, no bairro Retiro. Segundo o parlamentar, o mau estado de conservação vinha atrapalhando o tráfego de veículos, em especial dos ônibus, e prejudicando a comunidade. “Continuamos com nosso compromisso com nossa Cidade”, disse o parlamentar.

INVESTIDORES NA ARGENTINA

O governador Wilson Witzel foi para Buenos Aires, na Argentina, nessa sexta-feira, para uma série de reuniões com o objetivo de atrair mais investimentos e aumentar o fluxo de turistas no Estado do Rio de Janeiro. Witzel e sua comitiva, formada pelos secretários de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais, Lucas Tristão, e de Turismo, Otavio Leite, participarão de encontros com empresários argentinos.

AVE FERIDA DO ZOO RECEBE TRATAMENTO

Ontem, a Guarda Ambiental, da Prefeitura de Pinheiral, levou até o Zoológico Municipal de Volta Redonda uma garça que teve a asa ferida com linha chilena. A garça foi encontrada por um morador do bairro Ipê, que entrou em contato com a Guarda Ambiental para fazer a captura e os procedimentos para a sobrevivência do animal. O biólogo e gerente de Fauna, do Zoológico Municipal de Volta Redonda, Almir Foli, explicou como será o processo de reabilitação da ave, e como as linhas de pipas são perigosas para esses animais. “Hoje temos uma frequência muito grande de aves que se acidentaram com as linhas de pipas. Apesar da linha de pipa não ser a maior frequência, como atropelamentos ou acidentes com vidros, ela é uma das causas de maiores traumas das aves”, explicou o biólogo.

REABILITAÇÃO DE ANIMAIS SILVESTRES

Almir lembra que uma das maiores atividades do Zoológico Municipal de Volta Redonda é a reabilitação de animais silvestres. Os animais que chegam ao Zoológico passam primeiro pelo cuidado veterinário e depois entram no programa de reabilitação. Os animais que conseguem se reabilitar são soltos de volta na natureza em parceria com instituições parceiras do Zoológico como o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Atualmente cerca de 90% dos animais que chegam ao Zoológico Municipal de Volta Redonda conseguem voltar ao seu habitat natural.

DENUNCIE

O guarda ambiente e fiscal de postura, Rafael Carvalho, destacou que a comercialização e posse de linha chilena ou cerol são proibidas por uma Lei Estadual. Para denunciar estabelecimento que estão comercializando linha chilena ou cerol basta ligar para (24)3356-6744 ou (24)999874233.

LEI QUE INCLUI AUTISMO NOS CENSOS DO IBGE

Diário Oficial da União publicou em sua edição nessa sexta-feira, dia 19, a Lei nº 13.861/2019, sancionada na quinta-feira, dia 18, pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. Ela trata da inclusão de informações específicas sobre pessoas com autismo, nos censos demográficos realizados a partir deste ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A lei sancionada pelo presidente altera a Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989, para incluir as especificidades inerentes ao transtorno do espectro autista nos censos demográficos. Atualmente, não existem dados oficiais sobre as pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) no Brasil.

AUTISMO

O Transtorno do Espectro Autista resulta de uma desordem no desenvolvimento cerebral e engloba o autismo e a Síndrome de Asperger, além de outros transtornos, que acarretam modificações na capacidade de comunicação, na interação social e no comportamento. A estimativa é que existam 70 milhões de pessoas no mundo com autismo, sendo dois milhões delas no Brasil.

PROCON NOTIFICA FACEAPP, GOOGLE E APPLE

A Fundação Procon de São Paulo notificou hoje, dia 18, o aplicativo FaceApp e as empresas Apple e Google, proprietárias das lojas virtuais que disponibilizam o aplicativo. De acordo com o Procon, as empresas deverão esclarecer a a políticas de coleta, armazenamento e uso dos dados dos consumidores que utilizam o aplicativo de celular.“Informações divulgadas na imprensa afirmam que a licença para uso do aplicativo contém cláusula que autoriza a empresa a coletar e compartilhar imagens e dados do consumidor, sem explicar de que forma, por quanto tempo e como serão usados. E ainda, essas permissões não estão disponíveis em língua portuguesa”, destacou a entidade em nota.

SOBRE O FACEAPP

O FaceApp, disponível para os sistemas operacional Android e iOS, virou febre nas redes sociais. O aplicativo faz edição e aplicação de filtros em imagens, como a simulação das faces em idades mais avançadas ou em outros gêneros. O programa é anunciado como uma ferramenta para melhorar fotos e criar simulações por meio de filtros. Especialistas apontam que o aplicativo pode trazer uma série de riscos à privacidade do usuário e viola a legislação brasileira ao afirmar que poderá ser regido por leis de outros países.

AS VAGAS

As vagas estão distribuídas nas formações de Administração, Análises Clínicas, Automação Industrial, Edificações, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Gerência em Saúde, Guia de Turismo, Informática, Informática para Internet, Logística, Manutenção de Máquinas Navais, Manutenção e Suporte de Informática, Manutenção Metroferroviária, Mecânica, Meio Ambiente, Modelagem do Vestuário, Plástico, Produção de Moda, Qualidade, Secretaria Escolar, Segurança do Trabalho, Telecomunicações, Cozinha e Construção Naval.

SUBSTITUIÇÃO DE TUBULAÇÃO DA ETA NOVA 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) realiza neste domingo, dia 21 de julho, a segunda etapa da substituição de parte da tubulação da Estação de Tratamento de Água (ETA Nova), localizada na Várzea do Quartel. A medida poderá interromper momentaneamente o abastecimento de água em alguns bairros do município. O serviço está sendo realizado como medida de prevenção e é considerado de extrema urgência, em decorrência do estado de conservação dos tubos, que encontram-se corroídos pela ação do tempo. A tubulação transporta a água tratada do filtro até o reservatório da unidade.

BAIRROS ABASTECIDOS PELA ETA

A orientação da direção da autarquia é para a economia de água. A ETA Centro abastece os seguintes bairros: Abelhas II, Ano Bom, Bocaininha, Boa Sorte, Bom Pastor, Cantagalo, Cotiara, Getúlio Vargas, Goiabal, Jardim Alice, Jardim Boa Vista, Jardim Central, Jardim Monique, Jardim Primavera, Jardim Roselândia, Km 04, Morada da Colônia I e II, Morada do Vale, Morada Verde, Nossa Senhora de Fátima, Nova Esperança, Parque Independência, Piteiras, Roselândia, Santa Clara, Santa Izabel, São Domingos, São Francisco de Assis, São Genaro, São Judas Tadeu, São Luiz, São Pedro, São Silvestre, Saudade, Siderlândia, Vila Independência, Vale do Paraíba, Vila Brígida, Vila Coringa, Vila Delgado, Vila Maria, Vila Nova, Vila Orlandélia, Vila Principal, Vila Ursulino, Village do Sol, Vista Alegre, além dos Loteamentos Entanha, Harmonia, Jardim Marilu, Santa Lúcia, Santa Maria I, II e III, São Paulo, São Vicente, Sofia.

NOVO SURUBI TERÁ ÁREA DE LAZER

Em breve os moradores do bairro Novo Surubi vão ganhar uma nova área de lazer. As obras na praça do bairro estão concentradas na construção do muro de contenção da praça, chamado de cortina de concreto, que vai dar segurança aos futuros frequentadores e à própria praça. A futura praça do bairro Novo Surubi vai ser transformada em um espaço de lazer com Academia da Terceira Idade, iluminação, parque infantil, mesa de jogos, paisagismo e pavimentação com piso intertravado. Tudo com acessibilidade, já que terá piso tátil para pessoas com deficiência visual.

ACADEMIA DA SAÚDE NO FREITAS SOARES

Foto: Divulgação


A obra de construção da Academia da Saúde, no bairro Freitas Soares, em Porto Real está em fase final. Realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, em convênio com o Ministério da Saúde, a nova unidade foi iniciada no final do mês de janeiro deste ano e tem como principal objetivo contribuir para a promoção da qualidade de vida dos moradores de Porto Real. O espaço conta com 400m² de área total e contará com área de vivência coberta, dois banheiros, sala de trabalho, equipamentos fixos para exercícios, como barra horizontal, espaldar, pranchas para abdominal, barras assimétricas, espaldar, marinheiro, além de bancos entre outros. Em breve, outra Academia da Saúde será construída no bairro Novo Horizonte.

FESTA JULINA DA AÇÃO SOCIAL EM PORTO REAL

Foto: Divulgação


O clima de festas julinas tomou conta da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação de Porto Real, no dia 18. Um grande ‘arraiá’ reuniu os aproximadamente 350 participantes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, do município, como Artesanato, Curumin, Vem Dançar, Nova Geração da Melhor Idade, Banda Municipal, Violão, Teatro e Corte e Costura. O evento contou também com as equipes dos órgãos apoiadores, como o Centro de Referência da Assistência Social (Cras), o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), a Casa Abrigo, e demais.
Com o objetivo de promover a integração dos usuários e funcionários, a festividade ainda visou trabalhar a autoestima e melhorar a qualidade de vida.

COCAÍNA E GUIA DE UMBANDA

Anderson da Silva Leite, de 24 anos, foi preso na quinta-feira, dia 18, com farto material do tráfico em Barra do Piraí. No flagrante da Polícia Militar, ele, vulgo ‘Paulista’, foi encontrado com R$ 628 em espécie, 316 pinos de cocaína, um celular, um relógio, um cordão e um guia de umbanda. Ele foi preso e encaminhado para a 88ª Delegacia de Polícia, onde permaneceu preso à disposição da Justiça.

COPA DAS FEDERAÇÕES DE TÊNIS

O tenista do Clube dos Funcionários da CSN, Pedro Cardoso, foi convocado pela Federação de Tênis do Rio de Janeiro para disputar a Copa das Federações que será realizada de hoje até terça-feira, dia 23, em Uberlândia (MG). Apenas quatro tenistas por categoria foram convocados para defender o estado. Pedro retorna a cidade mineira onde, no ano passado, foi campeão da Copa das Federações com a Seleção do Rio de Janeiro, quebrando um jejum de mais de 15 anos sem conquistas do estado na competição.

OPERAÇÃO TAPA BURACOS

A Secretaria Municipal de Infraestrutura, de Volta Redonda, está fazendo um trabalho de melhorias das vias públicas com a operação tapa buracos, principalmente nas vias que precisam de manutenção mais urgente. Nesta sexta-feira, dia 19, a equipe da secretaria levou a operação para a rodovia dos metalúrgicos, a estrada Roma-Getulândia e em algumas vias dos bairros São Carlos, Belmonte e Santo Agostinho. Dezenas de buracos foram fechadas, tornando a via mais trafegável, com redução de risco aos motoristas.

DIFERENÇAS ENTRE OS TRANSTORNOS

Hoje o vaginismo é classificado como transtorno de dor gênito pélvica, junto a outras duas disfunções: a vulvodinia e a dispareunia. Vaginismo: quando a contração é tão intensa que impede a penetração. Dispareunia: a contração é menos intensa, permitindo algum tipo de penetração, no entanto a dor é constante. Vulvodinia: dor em um ponto específico da vulva e é possível ter penetração.

Um Fato na Foto

Obras a todo vapor

Foto: Luana Januário

Os serviços para construir as casas no Campo Ferroviário, na Rua Eduardo Junqueira, no Centro de Barra Mansa, está a todo vapor. As obras de construção no local começaram em abril deste ano, e já é possível notar na foto fetia pela estagiária do A VOZ DA CIDADE, Luana Januário, as marcações no terreno que abrigará as 22 casas, que serão destinadas as famílias que precisarão sair de suas residências, para dar passagem ao viaduto, do bairro Barbará, que está com as obras paralisadas há mais de cinco anos. O objetivo da obra é dar prosseguimento ao projeto do ‘Pátio de Manobras’.

Deixe um Comentário